Presidente do MpD desafia jovens da JpD a passar mensagem de esperança à juventude cabo-verdiana

Inicio | Política
Presidente do MpD desafia jovens da JpD a passar mensagem de esperança à juventude cabo-verdiana
12/10/25 - 04:42 pm

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O presidente do Movimento para a Democracia (MpD, poder) desafiou hoje os jovens do seu partido a continuarem a trabalhar, a levarem uma mensagem de esperança à juventude cabo-verdiana e a terem “espírito de combate [político]”.

“Temos de demonstrar que nós somos melhores, estamos mais bem preparados e conseguimos produzir resultados”, apelou Ulisses Correia e Silva aos jovens que participaram na Universidade de Verão (UV) da Juventude para a Democracia (JpD), cujo encerramento presidiu hoje, na Cidade Velha, onde durante três dias decorreu este evento.

Segundo o líder do MpD, os jovens  da JpD devem demonstrar que o partido não está para “afundar o país com soluções populistas, com marketing nas redes sociais, com negação de evidências e com uma proliferação de ‘fake news’”, tema esse que considera ser bom para se discutir.

“Temos de ter sentido de responsabilidade, fazer todos os contactos, corpo a corpo, quando formos para o terreno e mostrar que somos diferentes e fazemos diferente para Cabo Verde”, afirmou Correia e Silva.

Durante a UV da JpD introduziu-se uma inovação que consistiu na primeira simulação parlamentar da Universidade de Verão, considerada o momento alto desta edição por permitir aos jovens aplicar o conhecimento adquirido e consolidar a capacidade de análise crítica e liderança.

“A simulação parlamentar é muito boa, porque traz aqui para uma realidade que é tipo virtual, relativamente ao facto de não serem deputados”, enalteceu o presidente do MpD, acrescentando que esta iniciativa acaba por criar um “ambiente de como funciona no Parlamento”.

Assim, desafiou os jovens que na próxima universidade fizessem também simulação de como se governa, quem serão os ministros e o primeiro-ministro.

“Mais do que isso, passar à sociedade e aos jovens a noção de um Governo em todas as suas dimensões”, concretizou Correia e Silva, para quem é necessário que a sociedade tenha noção sobre a “complexidade de governar”, sobretudo em situações ditadas por contextos externos, como é caso da pandemia da covid-19 e de algumas guerras.

Entretanto, os jornalistas quiseram que Ulisses Correia e Silva comentasse as observações do Presidente da República, José Maria Neves, segundo as quais as manifestações deste sábado em alguns pontos do País é resultante de “más prestações de serviços públicos essenciais” às pessoas, mas recusou-se a fazê-lo, justificando que, por um lado, estava ali na qualidade de presidente do MpD e, por outro, o momento era da JpD.

Também não quis comentar os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística, dando conta da tendência do envelhecimento da população cabo-verdiana.

LC/HF

Inforpress/Fim

(ACRESCENTOU-SE O ÚLTIMO PARÁGRAFO ÀS 15:55)

Partilhar