Assomada, 04 Set (Inforpress) – O presidente do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), Hamilton Jair Fernandes, fez hoje um balanço positivo da missão que efectuou a cinco municípios do interior de Santiago.
Nessa missão de três dias, Jair Fernandes esteve acompanhado da administradora-executiva, Vânia Rodrigues, na visita aos municípios de São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, São Miguel e Tarrafal, para estreitar contactos com câmaras municipais e operadores turísticos.
Tudo isso, foi para acompanhar projectos financiados pelos Fundos de Turismo e de Sustentabilidade Social para o Turismo no âmbito do Plano Operacional de Turismo (POT) e avançar no plano de descentralização do ITCV.
Numa publicação na página do ITCV na rede social “facebook”, Jair Fernandes destacou os impactos dos investimentos do Governo feitos nestes municípios, na qualificação da oferta turística local e da região no seu todo.
“Desses encontros, deu para constatar o grande objectivo que é a qualificação das ofertas turísticas com ênfase na requalificação das aldeias, das zonas rurais e também das cidades, permitindo, ao longo dos últimos três anos, um investimento na ordem dos cinco milhões de contos. Isso pressupõe uma perspectiva muito clara de fazer com que Santiago Norte tenha uma nova centralidade a nível do sector do turismo”, lê-se na publicação.
O presidente do ITCV reforçou que “essa nova centralidade” de Santiago Norte, a nível do turismo, ajudará o país a diversificar a sua oferta turística e a sua desconcentração, com impactos na melhoria de vida das populações dos municípios.
Santiago Norte é uma das regiões do país que tem beneficiado fortemente dos investimentos do Governo, através dos Fundos de Turismo e de Sustentabilidade Social para o Turismo.
Ainda, foram disponibilizados alguns dados, de 2022 até ao primeiro semestre de 2025, que mostram o total de financiamento recebido por estes cinco municípios visitados.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar