Cidade da Praia, 03 Jul (Inforpress) – Os preços dos produtos alimentares de primeira necessidade registaram entre 25 de Junho e 01 de Julho tendência de baixa no trigo, arroz e açúcar, mista no milho, e alta no óleo de soja, comparativamente à semana anterior.
Estas informações constam do Boletim INFOSemanal divulgado hoje pelo Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), referente ao comportamento dos preços dos produtos alimentares de base no mercado internacional.
De acordo com estes dados, os preços mundiais de exportação do trigo registaram uma tendência de baixa em relação à semana passada, assim como do arroz e açúcar.
As quedas destes bens foram justificadas por vários factores, nomeadamente a pressão da colheita na União Europeia, moderação na demanda externa, interesse de compra e desaceleração das negociações.
Os preços de exportação do milho apresentaram tendência mista, devido ao aumento nos Estados Unidos da área cultivada e às condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento das culturas.
Além disso, o bom ritmo da colheita, atingindo cerca de 64 % do total na Argentina, que contribuiu para a baixa semanal nos preços do milho, e a subida das cotações de sua exportação no Brasil, provocaram esta tendência.
Por seu lado, os preços do óleo de soja registaram uma tendência de alta provocado pelo aumento das cotações na Argentina em cerca de 2,7%, comparativamente à semana anterior, assim como a subida dos preços no Brasil, na ordem de 3,3%.
A mesma fonte informa ainda que as cotações mundiais do frete marítimo registaram uma tendência mista em relação ao período em análise.
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar