Praia: Programa “Reforço Familiar para protecção e cuidado infantil” vai beneficiar 150 famílias

Inicio | Sociedade
Praia: Programa “Reforço Familiar para protecção e cuidado infantil” vai beneficiar 150 famílias
07/09/24 - 06:45 pm

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – O projecto piloto “Reforço Familiar para protecção e cuidado infantil”, das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, lançado hoje em parceria com a Câmara Municipal da Praia, vai beneficiar 150 famílias em três bairros da capital.

A informação foi avançada à imprensa pelo director nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Ricardo Andrade, no âmbito da apresentação hoje do projecto, que teve lugar no bairro de Água Funda.

Trata-se de um programa, segundo explicou o responsável, que visa trabalhar na prevenção, de modo que ao invés de as crianças em situação de vulnerabilidade irem parar às Aldeias SOS, conhecidas por acolher as crianças, como modelo familiar, é esta própria organização não governamental que irá dirigir-se às crianças.

Isto, tendo em conta que conforme disse, com tanto flagelo social não haverá Aldeias suficientes para acolher tantas crianças.

“São três bairros que vão beneficiar do programa, Água Funda, Jamaica e Alto Safende. E são 150 famílias, um total de 450 crianças contempladas, fase a fase. É um projecto piloto aqui na Ilha de Santiago, correndo tudo bem, então nós iremos junto com o financiador passar para um nível ainda muito maior”, esclareceu.

Com este programa pretende-se trabalhar a questão das competências parentais, ou seja, na questão das actividades geradoras de rendimento, em rede com parceiros, abrangendo famílias que não têm rendimentos fixos, famílias mono-parentais, na sua maioria lideradas por mulheres com vista a maior protecção infantil.

“Porque os filhos acabam por ficar abandonados e são educados ao modelo de rua. Então a questão da pobreza, a questão da falta de competências parentais e educação positiva gera toda esta situação que as crianças acabam por crescer num ambiente que não lhes é favorável. E é essa a grande questão, então nós vamos actuar ", assegurou.

O programa “Reforço Familiar para protecção e cuidado infantil” tem como parceiro a câmara da Praia, que através do seu presidente enalteceu esta iniciativa das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.

Francisco Carvalho sublinhou que esta intervenção passa a ser dentro da família, englobando toda a família, o que a seu ver é extraordinário porque permite fazer um trabalho estruturante, de fundo dentro da comunidade.

“Porque a câmara tem esta preocupação de cuidar das famílias dentro das comunidades, e nós estamos aqui a ter um parceiro que está a fazer precisamente aquilo que também a câmara deveria estar a fazer. Então, saímos todos a ganhar”, salientou.

Explicou que a autarquia entra através da cedência de espaço, para a instalação do projecto, e um técnico para fazer o trabalho prático e concreto de montagem.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar