
Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – As Associações e ONG que rubricaram hoje um protocolo de financiamento com a Câmara Municipal da Praia destacaram a importância do gesto que servirá para dar resposta às necessidades dos outros.
Esta consideração foi feita pelos responsáveis de associações para o desenvolvimento social, educativo, tecnológico e humano da cidade da Praia, Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro, Colmeia, Jardim Adventista Brilho Infantil, Jardim Grão de Mostarda, Escola de Condução Prioridade, Uni-Sénior e Lifetech, após a assinatura do protocolo que teve lugar na Sala do Munícipe dos Paços do Concelho.
O acto, segundo cada um dos representantes, representa o compromisso da Câmara Municipal da Praia em reforçar laços de cooperação com unidades que partilham uma visão comum para uma Praia mais solidária, mais inclusiva, mais inovadora e que respeita “o bem-estar de todos os seus cidadãos”.
Nesta linha de ideias, o pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Natalino Martins, afirmou, na sua comunicação que o gesto da Câmara Municipal da Praia mostra que há uma necessidade de as instituições unirem os seus esforços para dar resposta à sociedade face à demanda existente.
“Há uma necessidade de instituições, tanto públicas, instituições e ONG de unirem esforços para trabalhar para o bem da nossa comunidade e da nossa sociedade”, disse.
Para o presidente da ACLCC, Benvindo Lopes, esta cooperação vai ajudar a associação a reforçar as suas acções de sensibilização, prevenção, apoio social e psicológico aos doentes oncológicos e às suas famílias.
A representante da Uni-Sénior, Crispina Gomes, ao usar da palavra enalteceu o gesto da Câmara da Praia que, segundo disse, irá ajudar a promover um envelhecimento saudável por ser uma faixa etária não “muito cuidada em Cabo Verde”.
“Esperamos que pouco a pouco vamos entrando na agenda dos governantes”, disse, enaltecendo a Câmara da Praia por ter entrado na sua agenda e apelando a uma maior valorização da população idosa.
Já a representante do jardim “Grão da Mostarda” a intenção é trabalhar para tornar o ensino das crianças mais inclusivo e estimulante na cidade da Praia, visando a importância da educação como acesso ao desenvolvimento humanitário.
O protocolo assinado entre a Câmara Municipal da Praia e as Associações visa reforçar uma relação de compreensão de longa-data e promover acções conjuntas na linha da educação, saúde, envelhecimento, formação e modernização tecnológica e inovação com impacto directo na eficiência administrativa e na segurança da cidade da Praia.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar