Cidade da Praia, 18 Out (Inforpress) – A ONU-Habitat e a Federação Cabo-verdiana de Ciclismo realizaram hoje na Praia um passeio para assinalar o Outubro Urbano e os 50 anos da ONU no país, defendendo a bicicleta como meio de transporte saudável e não poluente.
O evento reuniu vários “amantes da modalidade” e teve como objectivo consciencializar para os benefícios do uso da bicicleta nas cidades, conforme explicou à Inforpress o presidente da federação, Marques Mendes.
“É um conjunto de vantagens quando usamos a bicicleta e a cidade agradece”, sublinhou Marques Mendes, destacando as mais-valias ambientais e para a saúde.
O presidente federativo enalteceu ainda a crescente participação de mulheres na modalidade a nível global, embora reconheça que o envolvimento feminino no ciclismo em Cabo Verde tem sido “lento”, manifestando a esperança de ver uma maior afluência no futuro.
Marques Mendes aproveitou a ocasião para fazer um apelo à Câmara Municipal da Praia e a outras entidades para que se engajem na criação de “espaços para movimentação do ciclismo”, como as ciclovias e parques de bicicletas, considerando-o um meio de transporte saudável.
“Hoje várias cidades estão a aderir à situação de ciclovia. Há sempre margem para crescer, ao lado da estrada, para pôr ciclovias ou espaços reservados para os ciclistas”, apontou.
O passeio ciclístico na capital cabo-verdiana teve início em frente ao Palácio do Governo, seguindo o percurso por Terra Branca, Palmarejo, Kebra Kanela, Fazenda, e terminando no largo do estádio da Várzea.
PC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar