Praia: Deputados do MpD “confiantes” na melhoria da rede de adução e distribuição de água em Achada São Filipe

Inicio | Política
Praia: Deputados do MpD “confiantes” na melhoria da rede de adução e distribuição de água em Achada São Filipe
19/09/25 - 03:01 pm

Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) - Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD) por Santiago Sul dizem estar “confiantes” com o trabalho feito pela AdS na substituição e melhoria da rede de adução e distribuição de água em Achada São Filipe, na Praia.

Durante a visita para verem o andamento das obras de substituição de novos tubos e melhoria da rede de adução e distribuição de água na zona de Achada São Filipe, a porta-voz do grupo, Lúcia dos Passos, explicou que o principal objectivo desta visita é constatar no terreno os trabalhos que a empresa Águas de Santiago (AdS) está a fazer neste bairro.

A visita, segundo afirmou, está enquadrada no acompanhamento que os deputados pelo círculo de Santiago Sul estão a fazer a diversos sectores, para se inteirar de todos os trabalhos que o Governo tem estado a fazer.

Conforme explicou, Lúcia Passos, o projecto, que permite dividir a zona de Achada São Filipe em três sectores em termos de melhoramento de situação da água, está num “bom andamento”.

Considerou ainda que o projecto é estruturante porque permite com que os moradores tenham menos constrangimentos com cortes de água em casos de avaria.

A deputada do partido no poder lembrou que antes havia tubos de ferro que muitas pessoas reclamavam, e que, com a sua substituição por um novo modelo, acredita que vai garantir “mais qualidade” de água para as casas das pessoas e em quantidade suficiente.

“Na cidade da Praia, 99% da substituição de tubos de ferro antigos por tubos PVC ou PEAD já foram feitas por diferentes zonas”, avançou a parlamentar, assegurando que faltam apenas a zona de Ponta d’Água para terminarem o projecto de substituição dos tubos.

Um outro projecto também que está em andamento neste bairro, segundo a deputada do Grupo Parlamentar do MpD, é o projecto de alargamento de rede de água em algumas zonas que surgiram em Achada São Filipe, nomeadamente os de arredores do Cemitério, Ponta Laranja e Cova Rodela com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores que residem nesses locais.

O projecto de rede de adução de água é de 14 mil contos.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar