Praia acolhe a XIII edição do CANADEP com aposta na inclusão desportiva

Inicio | Desporto
Praia acolhe a XIII edição do CANADEP com aposta na inclusão desportiva
09/12/25 - 01:00 am

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) - A cidade da Praia acolhe, de 12 a 14 de Dezembro, a XIII edição do Campeonato Nacional de Desporto Adaptado (CANADEP), com a participação de 60 atletas de diferentes regiões desportivas.

A informação foi avançada pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Desporto Adaptado (FECADA), Júlio Rocha, esta manhã durante uma conferência de imprensa.

O dirigente avançou que o campeonato decorre sob o lema “Todos Campeões, Todos Protagonistas”, e sublinhou que os participantes representam mais do que excelência competitiva.

“Os nossos atletas são verdadeiros supercampeões pela capacidade de superação que demonstram no desporto e no dia-a-dia”, afirmou.

A competição deste ano conta com 60 atletas das diferentes regiões desportivas do país, com excepção da Brava.

No total, mais de 80 pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes, estarão envolvidas na XIII edição do CANADEP, considerada pela FECADA um momento de celebração da inclusão, da igualdade e da valorização humana através do desporto.

Realçou, contudo, que esta edição de 2025 apresenta diminuição na participação feminina, fenómeno que atribui a factores sociais.

Aquele responsável esclareceu que persistem estigmas e constrangimentos familiares e comunitários que ainda condicionam a presença de mulheres com deficiência no desporto adaptado e defendeu maior envolvimento das escolas e das famílias para incentivar novas atletas.

“Todas as pessoas têm igual direito de oportunidade”, frisou.

Júlio Rocha agradeceu o apoio dos parceiros institucionais, nomeadamente o Instituto de Desporto e Juventude (IDJ), o Comité Paralímpico de Cabo Verde, Comité Olímpico, e lançou um apelo às instituições privadas para se aproximarem do projecto.

O presidente da FECADA revelou ainda que esta edição assinala um marco logístico, uma vez que, pela primeira vez, todos os atletas serão transportados de avião, assegurando condições mais “dignas e seguras”.

Rocha explicou que, apesar de desafios relacionados com viagens e transportes, o apoio da Cabo Verde Airlines permitiu asseverar tarifas sociais para facilitar a deslocação dos participantes.

 KF/SR//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar