PR enaltece contributo de Wladimir Brito para o pensamento jurídico e consolidação da democracia cabo-verdiana

Inicio | Cooperação
PR enaltece contributo de Wladimir Brito para o pensamento jurídico e consolidação da democracia cabo-verdiana
23/10/25 - 05:29 pm

Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, enalteceu hoje a trajectória “exemplar” do professor e jurista Wladimir Brito, destacando o seu papel determinante na formação jurídica, na consolidação do Estado de direito e no fortalecimento da cultura democrática.

Em nota publicada na sua página nas redes sociais, o chefe de Estado associou-se à homenagem ao Professor Doutor Wladimir Correia Brito, promovida hoje pela Universidade do Minho, Portugal, reconhecendo o seu percurso de dedicação ao ensino, à investigação e à causa pública.

Segundo José Maria Neves, a vida do jurista “se confunde com o serviço ao saber, à docência e à causa pública”, cujo trabalho formou sucessivas gerações de juristas, transmitindo-lhes não apenas o conhecimento técnico, mas também o sentido ético e cívico do direito.

Para o presidente, a trajectória do homenageado é marcada por uma “coerência exemplar entre o pensamento e a acção”, sendo um “jurista de raro talento, académico de rigor e cidadão comprometido com o bem comum”.

“É frequente chamá-lo pai da Constituição de Cabo Verde, tal designação exprime, com justeza, o reconhecimento nacional pelo seu contributo intelectual e pela influência decisiva que exerceu na reflexão sobre o nosso sistema constitucional”, disse, acrescentando que a sua reflexão está sempre ancorada em evidência e rigor analítico.

José Maria Neves lembrou também a intervenção do professor durante as comemorações do 30.º aniversário da Constituição, promovidas pela Presidência da República, momento que classificou como “de grande elevação intelectual e de lucidez crítica”.

O chefe de Estado realçou ainda a capacidade de Vladimir Brito em conjugar uma leitura histórica e crítica do texto constitucional com uma “atenção vigilante às transformações sociais, económicas e tecnológicas” actuais, oferecendo diagnósticos e propostas para o aperfeiçoamento institucional e democrático.

“A sua voz, serena mas firme, tem sido presença constante e necessária no espaço público. É uma voz que interpela, que questiona e que propõe a ser sempre guiada por uma ética de responsabilidade e por um sentido superior de cidadanismo”, acrescentou o Presidente.

Wladimir Augusto Correia Brito, nasceu na Guiné-Bissau, mas viveu até à juventude em Mindelo, Cabo Verde, terra dos pais.

É professor catedrático da Escola de Direito da Universidade do Minho, onde exerceu funções de docência e investigação nas áreas do direito constitucional e do direito público.

É autor de várias obras e estudos de referência, tendo participado activamente na elaboração e reflexão sobre a Constituição da República de Cabo Verde, o que lhe vale o reconhecimento como uma das figuras centrais do pensamento jurídico nacional.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar