PR considera que Cabo Verde deve fazer tudo para defender interesses dos emigrantes nos Estados Unidos da América

Inicio | Política
PR considera que Cabo Verde deve fazer tudo para defender interesses dos emigrantes nos Estados Unidos da América
16/01/26 - 03:18 pm

Mindelo, 16 Jan (Inforpress) – O Presidente da República (PR) afirmou hoje que Cabo Verde deve fazer tudo ao seu alcance para defender os interesses dos cabo-verdianos que vivem em países onde existem políticas mais restritivas ou discriminatórias em relação aos imigrantes.

José Maria Neves falava em reacção à decisão dos Estados Unidos da América (EUA) de inserir Cabo Verde na lista de países cujos cidadãos ficaram impedidos de obter vistos de imigração.

Segundo o PR, trata-se de uma decisão soberana do Governo dos Estados Unidos da América, que Cabo Verde tem de respeitar.

No entanto, observou que “Cabo Verde deve fazer o seu trabalho de casa e procurar influenciar para que a sua comunidade seja considerada e bem tratada” nesses países, sobretudo nos EUA, com os quais existe uma relação histórica e onde há um forte contributo da comunidade cabo-verdiana para o crescimento e desenvolvimento daquele país.

José Maria Neves foi igualmente questionado sobre a marcação da data das eleições legislativas. A esse respeito, afirmou que, constitucionalmente, as eleições deverão realizar-se entre 19 de Abril e 19 de Junho.

“Este é o intervalo constitucional que o Presidente tem para marcar as eleições. Vou ouvir, como a Constituição impõe, os partidos políticos, reunir o Conselho da República e terei ainda a oportunidade de ouvir personalidades e outros actores relativamente a esta matéria”, explicou.

O Presidente da República assegurou ainda que, para a marcação da data das eleições, serão tidos em conta aspectos como a Páscoa, pelo que não haverá problemas relativamente a esta festividade religiosa.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar