Portugal/Semana de África: PR destaca importância da educação e capacitação da juventude africana

Inicio | Cooperação
Portugal/Semana de África: PR destaca importância da educação e capacitação da juventude africana
20/05/24 - 05:26 pm

Lisboa, 20 Mai (Inforpress) - O Presidente da República destacou hoje a importância da educação e capacitação da juventude africana, enfatizando a necessidade de reflexão sobre o presente e futuro do continente, considerando o percurso já trilhado e as aspirações a serem alcançadas.

José Maria Neves fez essas considerações ao presidir a abertura da Semana de África de Bragança, no âmbito do Dia de África que se comemora a 25 de Maio, promovida pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em conjunto com a Associação de Estudantes Africanos em Bragança (AEAB).

“A África é uma realidade muito complexa de mais de 50 países, tem muita riqueza, riqueza material e profunda riqueza humana”, afirmou o Presidente da República, sublinhando a diversidade e o potencial do continente.

O Chefe de Estado destacou a importância da diáspora africana e da população “jovem e talentosa”, afirmando que é crucial encontrar estratégias para acelerar a transformação do continente e utilizar os seus recursos em prol de uma vida mais digna para todos os africanos.

“A África não pode continuar à margem do que acontece no mundo e é preciso encontrar caminhos e estratégias para acelerar o ritmo de transformação da África e colocar todos os recursos deste continente ao serviço dos africanos para que vivam com mais dignidade e possam realizar os seus sonhos”, frisou.

Em relação ao IPB, José Maria Neves sublinhou que tem um papel significativo para Cabo Verde, já que que recebe, neste momento, mais de 1.200 estudantes cabo-verdianos e já ter passado pelo instituto mais de 4.000 estudantes do arquipélago ao longo dos anos.

Para o Presidente da República, essa convivência com estudantes de diversas nacionalidades, já que o IPB acolhe alunos de mais de 70 nacionalidades, promove um “enriquecimento” cultural e contribui para o desenvolvimento de Cabo Verde, através das competências adquiridas pelos estudantes.

Sobre a questão de muitos estudantes africanos não retornarem aos seus países de origem após concluírem seus estudos em Portugal, o Chefe de Estado destacou que “o importante é que esses estudantes adquiram conhecimentos e possam, onde quer que estejam, contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde”.

No seu entender, num mundo globalizado, os jovens podem estar em contacto constante com suas terras natais e contribuir para o desenvolvimento de seus países, independentemente de onde estejam fisicamente.

A capacitação proporcionada pela IPB e a presença de jovens cabo-verdianos em Bragança são vistas por José Maria Neves, como factores fundamentais para o crescimento de Cabo Verde, reforçando a importância da educação e do intercâmbio cultural no desenvolvimento das nações africanas.

Antes de presidir à abertura do evento, o Presidente da República foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Jorge Almendra Xavier, no Paços do Concelho.

Na terça-feira, 21, José Maria Neves visita a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e terá a oportunidade de conhecer a Escola de Ciências Agrárias da referida universidade.

Em Vila Real, o Presidente de República irá encontrar-se com a comunidade de estudantes cabo-verdianos da instituição que está a preparar, com a Universidade de Cabo Verde, o lançamento de cursos de licenciatura e mestrado em Informática e Ciências Agrárias, assim como relações de cooperação com o Comité Olímpico de Cabo-Verde, o Instituto do Património Cultural e o Instituto da Juventude e Desporto.

DR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar