Portugal: Mentora do “Empodera-te” olha para o projecto como uma jornada de autoconhecimento e empoderamento

Inicio | Sociedade
Portugal: Mentora do “Empodera-te” olha para o projecto como uma jornada de autoconhecimento e empoderamento
06/04/24 - 05:59 pm

Lisboa, 06 Abr (Inforpress) – A cabo-verdiana mentora do projecto “Empodera-te” considerou que o evento representa uma jornada de autoconhecimento e empoderamento que hoje conseguiu reunir, em Lisboa, 150 pessoas, incluindo 12 homens, trazendo uma inspiradora de “amor e crescimento pessoal”.

Em declarações à Inforpress, Sara Sanches, mais conhecida por Sara Sarowsky, explicou que hoje aconteceu a 5ª edição do “Empodera-te”, na Biblioteca Municipal de Marvila, com palestras, networking, dança, música, feira empresarial, entre outras actividades.

“Eu acho que toda a mulher deve fazer essa jornada de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e poder pessoal. Quero que as mulheres sintam que elas também podem fazer a diferença no mundo e num mundo melhor”, frisou a cabo-verdiana residente em Lisboa e que se sente inspirada pelo ensinamento de que “conhece-te a ti mesma e ganharás a guerra”.

A autora, cronista, bloguer, podcaster, palestrante, criadora de conteúdos e produtora de eventos reconheceu a importância do autoconhecimento e do empoderamento pessoal para todas as mulheres, destacando a necessidade de as mulheres se unirem e se apoiarem mutuamente.

Sara Sarowsky enfatizou a importância de eventos de ‘networking’ e colaboração, onde as conexões “genuínas” podem florescer, destacando a importância de reconhecer e apoiar as mulheres em situações vulneráveis, oferecendo-lhes “esperança e encorajamento”.

“Quando as mulheres estão num ambiente de entreajuda, de colaboração, de parceria, de sororidade, o que elas têm dentro delas vem ao de cima. E é isto que tem estado a acontecer”, considerou.

O “personal trainer” José Acácio, as empresárias Felipa Soares e Mafalda Marques, a especialista em anticorrupção Eva Jackson, a TEDx Speaker Rita Piçarra, a palestrante e organizadora de eventos Mónica Paiva e a cantora, jornalista e activista ambiental Carla Visi, foram alguns dos palestrantes do evento que decorreu durante toda a tarde, em Lisboa.

O primeiro encontro “Empodera-te” aconteceu no dia 07 de Janeiro de 2023, em Lisboa, no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), seguido de uma edição no dia 27 de Janeiro do mesmo ano, na mesma cidade, no Centro Cultural de Belém (CCB).

Apesar dos desafios e obstáculos, a sua dedicação e paixão pelo empoderamento feminino a levaram a ser reconhecida internacionalmente e agora tem convites para expandir o seu trabalho para outros países, por isso, contempla o futuro com “entusiasmo e determinação” para espalhar a mensagem de empoderamento.

No dia 25 de Novembro e 02 de Dezembro aconteceram as duas edições em Cabo Verde e Sara revelou que já tem convite para levar o “Empodera-te” aos Estados Unidos da América (EUA), nesta Primavera, mas ainda sem data confirmada.

O ‘Empodera-te’, que a sua mentora chama de um “movimento feminino”, é assente em quatro pilares: empoderamento físico “corpo”, empoderamento mental (mente), empoderamento espiritual (espírito) e empoderamento emocional (coração).

DR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar