Portugal: Presidente da República participa na Festa de Nossa Senhora da Paz no Bairro dos Navegadores

Inicio | Sociedade
Portugal: Presidente da República participa na Festa de Nossa Senhora da Paz no Bairro dos Navegadores
05/10/25 - 08:01 pm

Lisboa, 05 Out (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, prestigiou hoje a Festa de Nossa Senhora da Paz, no Bairro dos Navegadores, em Talaíde, no município de Oeiras (Portugal), promovida há 25 anos pela comunidade cabo-verdiana.

O chefe de Estado participou ao lado do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e de centenas de cabo-verdianos, devotos e fiéis católicos na missa e procissão, e também no almoço-convívio, onde foram servidos torresmo “com sabor de Cabo Verde”, feijão pedra, xarém, cachupa e massa com carne de vaca.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro dos Navegadores, José Oliveira, manifestou satisfação pela presença do Presidente cabo-verdiano nesta festa que tem ganhado forças ao longo dos anos.

É que, segundo ele, a presença pela primeira vez que uma figura de Estado cabo-verdiano nas festividades orgulha os conterrâneos e todos os moradores daquele bairro.

Por outro lado, informou que a festa que teve o seu pico hoje com as celebrações religiosas, arrancaram na sexta-feira, 03, com um festival de música que termina na noite deste domingo.

Por sua vez, o Presidente da República, José Maria Neves, disse que a sua presença mostra que o Presidente tem que ser o traço de união dos cabo-verdianos que estão em Cabo Verde e dos que estão espalhados pelo Mundo.

O mais alto magistrado da Nação congratulou-se com o facto de a maioria dos cânticos ter sido cantado no crioulo de Cabo Verde e de Guiné Bissau, para quem isto dá a ideia da comunhão que se vive neste bairro.

Aliás, defendeu que a Igreja deve ser um espaço de encontro, comunhão e inclusão, e onde se percebe a importância de respeitar para se viver em paz.

Dirigindo-se às autoridades municipais, José Maria Neves agradeceu-lhes por todo trabalho de integração e pela forma que têm tratado os cabo-verdianos em Oeiras, que considerou “município mais cabo-verdiano de Portugal”.

“Eu sinto muito orgulhoso de ser cabo-verdiano e muito orgulhoso de ser Presidente dos cabo-verdianos (…) Sou extremamente grato por tudo que os cabo-verdianos no mundo têm feito por Cabo Verde”, disse, reiterando que Cabo Verde deve o seu progresso a esta diáspora “fiel e perseverante” espalhada pelo mundo.

O Presidente da República encontra-se em Portugal, desde sábado, para uma visita de trabalho, cujo ponto alto será a outorga de Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona, na segunda-feira, 06.

No sábado, José Maria Neves foi recebido em encontro convívio com Associação dos Antigos Estudantes dos Liceus de Cabo Verde.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar