Portugal: Peça teatral "Boita i Raboita des Mundo" apresentada no Centro Paroquial de Damaia com casa cheia

Inicio | Cultura
Portugal: Peça teatral "Boita i Raboita des Mundo" apresentada no Centro Paroquial de Damaia com casa cheia
02/11/25 - 09:40 pm

Lisboa, 02 Nov (Inforpress) – A peça teatral "Boita i Raboita des Mundo", do grupo Tikai Produções & Eventos, subiu hoje ao palco de Centro Paroquial de Damaia, no município de Amadora (Portugal), com lotação esgotada.

O actor João Pereira, conhecido como Tikai, explicou à Inforpress que, apesar do sucesso do filme homónimo em 2024, também com sala cheia, era crucial a apresentação ao vivo desta que é a nona longa-metragem do grupo.

Tikai justificou a obrigação de apresentar a peça ao vivo, que foi gravada em filme há mais de dois anos no município de São Salvador do Mundo (Santiago), pelo grande número de fãs que o grupo tem na diáspora.

Informou ainda que em 2023, aquando da apresentação da exibição ao vivo da peça teatral “Fidju Pródigo” a sala também estava cheia da comunidade cabo-verdiana residente em Portugal.

Apesar de lamentar a recusa de visto a cinco actores, que tiveram de ser substituídos por artistas residentes em Portugal, onde reside 90 por cento (%) do elenco original do filme, Tikai mostrou-se contente com o sucesso da obra.

Por outro lado, Tikai mostrou-se contente com o sucesso do filme, que já soma 1,5 milhão de visualizações no Youtube, abordando temas actuais de grande relevância como o respeito pelos pais e idosos, desavenças familiares, imigração e justiça.

O filme “Boita i Raboita des Mundo” é ainda uma homenagem ao actor Gustavo da Moura (Toty), membro do grupo falecido em 2022, que participou na peça original apresentada no Festival Mindelact em 2001.

“A presença do público nos espectáculos e 1,5 milhão de visualização no Youtube demostra que nos respeitam e gostam do nosso trabalho”, congratulou-se Tikai.

A peça, que já foi apresentada em todos os municípios da ilha de Santiago e em Portugal, tem prevista a chegada às ilhas do Maio, Fogo, Sal e Boa Vista ainda este ano.

O actor santiaguense, com 31 anos de carreira, anunciou para meados do próximo ano o lançamento de um novo filme, que será gravado na Cidade Velha, no município da Ribeira Grande de Santiago.

A peça teatral, intitulada, “Cidade raiboitado”, segundo o actor, será a continuidade de “Boita i Raboita des Mundo”, visando retratar e sensibilizar a sociedade cabo-verdiana para vários temas da actualidade.

A encenação de hoje foi antecedida por um momento musical, com destaque para o batuque e funaná, e por um minuto de silêncio em memória do artista cabo-verdiano Romeu di Lurdis, falecido em Lisboa a 09 de Outubro.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar