
Lisboa, 02 Dez (Inforpress) – O presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral em Portugal (CRE-PT), Rito Correia, e os respectivos membros serão empossados esta quarta-feira, 03, numa cerimónia presidida pela encarregada de Negócios da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Ana Pires.
A cerimónia terá lugar nas instalações da Embaixada da República de Cabo Verde, em Lisboa (Portugal), onde também tomam posse os membros efectivos Benvinda Barbosa, Mário Carvalho, Daniel Évora, que transitou para a nova CRE, e Iolanda da Veiga, e os suplentes Silva de Jesus Correia e Gelson Rodrigues.
O diplomata de carreira Rito Lopes Correia foi designado para presidir a comissão por despacho conjunto n.º 67/2025 do ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e ministro das Comunidades, José Luís Livramento, e da ministra da Justiça, Joana Rosa, publicado no Boletim Oficial n.º 219, II Série de 18 de Novembro de 2025.
A CRE Portugal e os seus respectivos membros têm de entre várias competências, a responsabilidade de incentivar e dinamizar o recenseamento, promover as transferências de inscrições nos cadernos eleitorais, prestar esclarecimento sobre o recenseamento, entre outros.
O presidente da CRE é responsável por representar e garantir o bom funcionamento da comissão, coordenar e dinamizar todos os trabalhos da comissão de recenseamento.
“[Em Portugal] há uma comunidade muito significativa, muito importante e expressiva, e como tal o trabalho desta comissão deve estar à altura de poder responder com eficácia, rigor e competência a missão que lhe foi confiada”, declarou o novo presidente da CRE-PT, Rito Correia, em nota enviada à Inforpress.
Por isso, afirmou que a prioridade é garantir o recenseamento do maior número de cidadãos cabo-verdianos na diáspora e assegurar que todo esse processo seja contínuo e permanente, assim como assegurar que todos tenham as mesmas possibilidades de poder se recensear.
O diplomata adiantou que, para alcançar esse objectivo, priorizará contactos directos com todas as associações de estudantes cabo-verdianos, as associações cabo-verdianos, entidades públicas e privadas.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar