Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Actividade pesqueira regressa à normalidade para alívio dos pescadores

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Actividade pesqueira regressa à normalidade para alívio dos pescadores
25/01/25 - 02:06 pm

Porto Novo, 25 Jan (Inforpress) – A pesca artesanal regressou à normalidade no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, depois de alguns dias de interrupção devido ao mar revolto, que condicionou esta actividade nessa zona, confirmaram hoje os pescadores.

No município do Porto Novo, as últimas semanas foram marcadas por mar revolto e muito vento nas diferentes comunidades piscatórias, com predominância no Tarrafal de Monte Trigo onde a actividade pesqueira esteve praticamente paralisada, avançaram os homens do mar.

José da Luz, representante da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, confirmou que, depois de vários dias de mar bravo, a acalmia regressou a essa zona piscatória para o alívio desta classe, que pôde assim retomar a sua actividade na normalidade.

As famílias que vivem também na baía do Tarrafal de Monte Trigo dizem-se também aliviadas com a acalmia que reina, nesta altura, no mar nessa zona depois de algum tempo de muita agitação, em que as fortes ondulações atingiram algumas casas e equipamentos sociais.

Nos primeiros três meses do ano, o mar fica revolto no Tarrafal do Monte Trigo, gerando inquietação no seio das famílias e dos pescadores, que exortam o Governo para abreviar os investimentos nessa localidade, com destaque para a requalificação da orla marítima e construção de um cais de pesca.

O executivo já anunciou a implementação, a partir deste ano, de um pacote de investimentos para Tarrafal de Monte Trigo à volta de 250 mil contos, financiado pelo Banco Mundial, que inclui a requalificação da orla marítima, a protecção das casas e a construção do molhe acostável (quebra-mar), além de outras intervenções.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar