Porto Novo/São João: Grupo de Berlim e Abufadouro conquista edição 2025 do desfile dos grupos de romaria

Inicio | Cultura
Porto Novo/São João: Grupo de Berlim e Abufadouro conquista edição 2025 do desfile dos grupos de romaria
21/06/25 - 11:50 am

Porto Novo, 21 Jun (Inforpress) – O grupo de Berlim e Abufadouro conquistou a edição 2025 do desfile dos grupos de romaria “Sonjon revoltiod” (São João Revoltoso), que decorreu na noite desta sexta-feira, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão.

Este grupo de tamboreiros e coladeiras de São João, que inclui ainda as comunidades de Chã de Viúva e Covoada, na cidade do Porto Novo, obteve 177 pontos e conquistou a estatueta de campeão do desfile deste ano, que levou milhares de pessoas ao centro histórico da cidade do Porto Novo.

O representante deste grupo, António de Auta, disse que esta conquista constitui “um orgulho” para os moradores destas comunidades, que se envolveram na organização do desfile.

Na segunda posição, ficou o grupo de Fundo de Lombo Branco, Bairro, Ribeira Corujinha e Chã de Matinho, ao obter 172 pontos, enquanto que Ribeira das Patas ficou no terceiro lugar, com 168 pontos.

A líder deste grupo, Virgínia Sousa, prometeu para o ano “trabalhar mais afincadamente" para conquistar o primeiro lugar no desfile.

Na quarta e última posição, ficou o grupo do Armazém, Alto São Tomé e Alto Peixinho, com 149 pontos.

À semelhança dos anos anteriores, a avenida principal da cidade do Porto Novo voltou na noite desta sexta-feira a receber uma multidão para assistir ao desfile dos grupos de romaria, que é uma das actividades marcantes das festividades de São João, neste município.

O desfile, além dos quatro grupos oficiais, contou ainda com a presença de dois grupos de animação, dos professores e da Região Sanitária de Santo Antão.

Neste desfile os grupos tentam demonstrar os aspectos que marcaram, ao longo dos tempos, as festas de São João neste município, num espectáculo muito aguardado pelos porto-novenses e que traz muitos visitantes a Porto Novo.

O programa das festas de São João prossegue hoje com o início dos espectáculos musicais no antigo campo de futebol.

Neste primeiro dia, actuam Hélio Batalha, Alyrio, Garry, Gil Semedo e vozes do Porto Novo, com Rui Santos, Dulce e Ronisia.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar