
Porto Novo, 10 Nov (Inforpress) – A barragem subterrânea de Chã de Branquinho, no município do Porto Novo, vai ser recuperada no quadro do Fundo da Adaptação Climática, assegurou hoje o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente.
Joel Barros disse à Inforpress que a barragem subterrânea, que está inoperante desde da tempestade ocorrida em 2016 em Santo Antão, vai ser alvo de obras de remodelação com vista à mobilização de “muita água” para a agricultura em Chã de Branquinho e arredores.
Este responsável avançou que a remodelação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho constitui “a prioridade número” um no quadro de um pacote de investimentos financiado através do Fundo da Adaptação Climática.
O processo está pronto e “nos próximos tempos” esta infra-estrutura hidráulica será alvo de “uma profunda remodelação” e colocada ao serviço dos agricultores em Chã de Branquinho, assegurou o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente.
Os agricultores em Chã de Branquinho informaram que a situação da barragem subterrânea piorou com as recentes cheias no concelho do Porto Novo, que destruíram as infra-estruturas hidráulicas praticamente em todos os vales.
A barragem subterrânea de Chã de Branquinho pode mobilizar 350 mil metros cúbicos por ano.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar