Porto Novo, 24 Mai (Inforpress) – O programa de prospecção de água subterrânea no Porto Novo, na ilha de Santo Antão, está em vias de arrancar, devendo contemplar a execução de 15 furos em todo o município, apurou hoje a Inforpress.
A informação foi avançada à Inforpress pelo delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, que explicou que as condições estão a ser criadas para o arranque do programa brevemente.
O programa de prospecção de água subterrânea visa aumentar a disponibilidade de água para a agricultura no município do Porto Novo, onde as associações de agricultores têm estado a pedir a execução de furos para atenuar a escassez de água para a rega.
É o caso de Chã de Norte, onde, devido ao aumento de parcelas, o único furo existente não tem dado resposta à demanda dos agricultores, que têm insistido na necessidade de mais um furo nessa localidade, com mais de 50 agricultores.
Lavadores em Alto Mira, Morro Cavalo (Ribeira da Cruz) e na Ribeira das Patas têm vindo também a pedir a mobilização de água subterrânea devido à escassez de água para a agricultura.
A bacia hidrográfica da Ribeira das Patas deve contemplar a execução de cinco furos nesse vale, o mais extenso do município do Porto Novo.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar