Porto Novo: Problemas de energia eléctrica continuam a fustigar Monte Trigo com cortes – população

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Problemas de energia eléctrica continuam a fustigar Monte Trigo com cortes – população
25/09/25 - 03:08 pm

Porto Novo, 25 Set (Inforpress) – Os problemas relacionados com o fornecimento de energia eléctrica em Monte Trigo, no município do Porto Novo, em Santo Antão, continuam a afectar essa aldeia piscatória, situação que está a gerar a insatisfação junto da população local.

Os moradores voltaram hoje a denunciar os cortes frequentes de luz eléctrica em Monte Trigo e alertaram para o abandono dessa aldeia isolada por parte das autoridades municipais e governamentais.

O porta-voz dos residentes, Augusto Miranda, diz que Monte Trigo foi esquecido pela Câmara Municipal do Porto Novo, que se tem mostrado incapaz de resolver os problemas com os quais se debate a população, destacando-se as dificuldades a nível da energia eléctrica e do abastecimento de água.

Porém, a Inforpress soube que já estão na fase de implementação de investimentos financiados pelo Governo para atender aos problemas ligados ao abastecimento de água e energia eléctrica em Monte Trigo.

Os investimentos, que se enquadram no projecto integrado do Monte Trigo, consistem no reforço da capacidade da central fotovoltaica do Monte Trigo, actualmente de 40 kWp.

Com isso, a central passará a ter uma capacidade à volta de 100 kWp, com o propósito de garantir fornecimento regular e contínuo de energia eléctrica a essa zona.

Igualmente, está na fase de implementação a montagem de uma unidade de dessalinização da água do mar, com capacidade de produção de 25 metros cúbicos por dia.

O projecto integrado do Monte Trigo, estimado em 72 mil contos, inclui ainda o reforço da energia eléctrica, a construção de uma rede de saneamento básico e ainda uma estação de tratamento de águas residuais.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar