
Porto Novo, 10 Nov (Inforpress) – Uma caminhada ecológica e uma conversa sobre a produção do queijo são algumas das actividades que vão marcar a feira do queijo, doces e licores do Planalto Norte, no município do Porto Novo, no sábado, 15.
A organização informou que essa iniciativa, que visa dar a conhecer aos visitantes “os saberes e sabores” do Parque Natural do Topo de Coroa, no Planalto Norte, vai ser ainda marcada por uma exposição e venda de produtos locais, degustação e uma conversa sobre a produção do queijo, além de actividades culturais.
Este evento acontece no âmbito do projecto “Sol do Planalto Norte – energia para todos”, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal).
Os produtores do queijo do Planalto Norte enaltecem a importância da feira do queijo produzido neste planalto para a promoção deste produto, acreditando que este certame vai contribuir para promover o queijo fresco e curado produzido no Planalto Norte.
A iniciativa conta ainda com o envolvimento da cooperativa dos produtos de queijo, da Associação de Desenvolvimento Comunitário Topo de Coroa, da associação Luz Verde do Norte, da Câmara Municipal do Porto Novo e das delegações dos ministérios da Agricultura e da Educação.
O financiamento é do Camões, I.P. e do Instituto da Cooperação e da Língua e ainda da União Europeia em Cabo Verde.
O queijo fresco produzido no Planalto Norte tem, desde 2007, a chancela de património mundial do gosto, atribuído pela Fundação Slow Food, que, em 2017, atribui a este mesmo queijo o galardão “Slow Cheese Award”, classificando-o entre os cinco melhores queijos do mundo.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar