Porto Novo, 25 Ago (Inforpress) – Agricultores no Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, mostram-se animados com a faina agrícola, condicionada, porém, com a falta de trabalhadores e com o receio de pragas, informou o líder comunitário.
Maduino Lima, que é também agricultor e criador de gado, explicou que Planalto Norte recebeu muita chuva que deixou animados os camponeses, que já concluíram as sementeiras e se preparam agora para a monda.
“A sementeira está praticamente concluída e as famílias estão agora a se preparar para a monda. Estamos animados, apesar da falta de mão de obra e do receio de pragas, factores que condicionam a faina agrícola no Planalto Norte”, notou o presidente da associação Luz Verde do Norte.
Apesar do apoio dos técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente, os agricultores do Planalto Norte enfrentam todos anos em que chove o problema de pragas, designadamente da lagarta do cartucho do milho, avançou a mesma fonte.
Também, no Planalto Leste, os agricultores já se tinham referido à falta de mão de obra, que está também a condicionar a actividade agrícola local, uma situação que tem preocupado os homens do campo, segundo a porta-voz, Josefa Sousa.
O Planalto Leste recebeu também muita chuva, mas a falta de trabalhadores para a faina agrícola está a ser uma grande preocupação dos lavradores, segundo a mesma fonte.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar