
Porto Novo, 31 Out (Inforpress) – O Ministério do Mar deu início ao processo de motorização de todas as embarcações de pesca artesanal no município do Porto Novo, em Santo Antão, com a entrega, quinta-feira, do primeiro lote de motores aos pescadores locais.
O ministro do Mar efectuou a entrega aos pescadores dos primeiros seis motores, que marca o arranque do processo de motorização dos botes em todo o concelho, permitindo aos pescadores irem “mais longe fazer melhor pesca”, explicou Jorge Santos, no acto de entrega dos motores e caixas térmicas, no Tarrafal de Monte Trigo.
O governante informou que já foi concluído o processo de fibragem das embarcações no Porto Novo, que melhorou a segurança dos pescadores, seguindo, a partir de agora, a motorização, num processo que abarcará todas as embarcações de boca aberta.
Até final do ano, o Ministério do Mar procederá também ao lançamento de um outro programa com vista à segurança das embarcações, que consiste na instalação do equipamento GPS em todos os botes em Cabo Verde.
Porto Novo é considerado um município com forte vocação para pesca, dispondo nesta altura de uma das maiores frotas pesqueiras semi-industriais do país, num total de 13, além de 84 botes, distribuídos por mais de 260 pescadores.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar