Porto Novo: Ordenamento da bacia hidrográfica Jorge Luís – Ribeira da Cruz entre as principais preocupações dos agricultores

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Ordenamento da bacia hidrográfica Jorge Luís – Ribeira da Cruz entre as principais preocupações dos agricultores
22/11/25 - 08:30 am

Porto Novo, 22 Nov (Inforpress) – O ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís – Ribeira da Cruz, no Porto Novo, está entre as principais preocupações dos agricultores destes dois vales agrícolas que vêem neste projecto uma oportunidade de mobilização de água.

Abordados pela Inforpress, agricultores das duas localidades, com grande potencial agrícola, destacaram a necessidade de se avançar com o ordenamento desta bacia hidrográfica, insistindo na realização de investimentos, designadamente, na mobilização de água e na recuperação de parcelas e de infra-estruturas hidroagrícolas.

É o caso dos agricultores em Morro Cavalo, na Ribeira da Cruz, que dizem acreditar que o projecto de ordenamento da bacia hidrográfica Jorge Luís – Ribeira da Cruz poderá aumentar a disponibilidade de água para rega neste perímetro agrícola, com a execução de um furo, há muito tempo reivindicado. 

As oitenta toneladas de água disponibilizadas diariamente para os mais de 40 agricultores mostra-se insuficiente, razão pela qual há a necessidade da execução de um furo neste perímetro, segundo o líder dos agricultores, José Lima.

Este lembra que a execução de um furo constitui a principal reivindicação da Associação dos Agricultores de Morro Cavalo. 

Em Jorge Luís, a associação local dos agricultores pede a recuperação do furo em Chã de Beatriz, que está inactivo há vários anos, devido a problemas no sistema de bombagem.

A construção de reservatórios, a recuperação de nascentes e de parcelas agrícolas, bem assim a melhoria das levadas são outras preocupações dos agricultores locais, que desejam ainda a continuidade do programa visando o alargamento da cobertura do sistema de rega gota a gota.

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís – Ribeira da Cruz propõe, precisamente, a mobilização de água para agricultura e a correcção torrencial nesses dois vales, conforme o Ministério da Agricultura e Ambiente. 

Este ministério tem assegurado aos agricultores que está nos planos do Governo o ordenamento da bacia hidrográfica Jorge Luís – Ribeira da Cruz, sendo que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) deverá ser um dos financiadores do projecto. 

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar