
Porto Novo, 20 Mar (Inforpress) – Porto Novo pode, ainda no decurso deste ano, reforçar o estatuto de maior produtor de horticultura no contexto da ilha de Santo Antão com a conclusão do projecto hidroagrícola de Gamboeza.
O Ministério da Agricultura e Ambiente garante que o projecto hidroagrícola de Gamboeza, estará a produzir ainda no decurso deste ano de 2026, reforçando assim o estatuto de Porto Novo como maior produtor de hortícolas a nível de Santo Antão.
A Inforpress soube junto daquele ministério, que são 110 hectares de terra que estão a ser preparados para serem distribuídos a cerca de 400 novos agricultores para a produção de produtos frescos, num investimento que ultrapassa os 600 mil contos.
Porto Novo assume-se como maior produtor, no contexto de Santo Antão, de cenoura, inhame, batata comum e tomate, graças aos investimentos realizados, nos últimos anos, na mobilização e redução dos custos de água, através da instalação de painéis solares nos sistemas de bombagem.
Conforme constatou ainda a Inforpress, os agricultores têm feito, com o apoio do Governo, uma grande aposta na massificação da rega gota-a-gota, com uma taxa de cobertura à volta de 66%, correspondente a 175 hectares de área de regadio cobertos com as novas tecnologias de irrigação.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Joel Barros, tem estado a enaltecer “a aposta na massificação da rega gota-a-gota que tem sido fundamental” no aumento da produção hortícola no concelho do Porto Novo.
Este município tem sido também um exemplo em Cabo Verde a nível da produção de água com recurso às energias renováveis, sendo que os 22 sistemas de produção existentes estão equipados com energia solar, reduzindo em 70 por cento (%) o custo de água.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar