Porto Novo, 01 Out (Inforpress) – A criação de um centro de dia para os idosos do Tarrafal de Monte Trigo, no concelho do Porto Novo, foi apontada hoje, pelos munícipes, como uma das preocupações relativamente à terceira idade, no município.
A Inforpress constatou que a criação de um centro de dia nessa localidade tem sido reivindicada pelos porto-novenses, que defendem a criação de mais espaços de apoio aos idosos no interior do município do Porto Novo.
No interior do concelho existe apenas um centro de dia, situado em Círio, na Ribeira das Patas.
Os moradores de Alto Mira e Ribeira da Cruz têm estado também a pedir a criação de espaços do tipo nessas povoações.
Numa nota emitida pela edilidade porto-novense, a propósito do Dia Internacional da Pessoa Idosa, esta reconhece “o contributo inestimável” que esta camada social deu no processo de desenvolvimento do município do Porto Novo e reafirma “o compromisso com o bem-estar da população idosa, através de políticas públicas e respostas sociais concretas”.
Além do acolhimento dos idosos nos centros de dia, a autarquia destaca outras acções que têm sido levadas a cabo em prol desta camada, com destaque para a criação do serviço de cuidadores ao domicílio, os apoios em termos de saúde e de capacitação contínua dos profissionais que cuidam da pessoa idosa.
Hoje, celebra-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a importância de proteger, valorizar e cuidar da população idosa.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar