
Porto Novo, 30 Set (Inforpress) – A conclusão do Museu Nacional das Romarias, que se situa no município do Porto Novo, tem financiamento assegurado no âmbito do Plano Operacional do Turismo (POT), garantiu hoje o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV).
A administradora do ITCV, Dilma Gomes, que esteve, esta terça-feira, no Porto Novo, onde participou num encontro com os operadores turísticos, informou que o projecto do museu das romarias insere-se no âmbito do POT e disse acreditar que até 2026 o projecto estará concluído.
Para Dilma Gomes, “o museu será, sem dúvidas, importante para Porto Novo” e acredita que até 2026 estará materializado. 
As obras desta infra-estrutura cultural, que faz parte do plano de salvaguarda das festas romaria de São João, estão paradas desde 2014, por falta de financiamento.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, assegurou, numa das visitas a Santo Antão, que, entre 2025 e 2026, o projecto do Museu Nacional das Romarias estará materializado, estando este ministério na fase de mobilização de financiamento para tal.
O Governo tem como meta preparar, em parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo e com os promotores desta manifestação popular, uma proposta a ser submetida à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visando a elevação das festas de romarias de São João a património imaterial da humanidade.
JM/ZS
Inforpress/Fim 
Partilhar