Porto Novo: Autarquia prepara projecto para resolver abastecimento de água em Chã de Branquinho

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Autarquia prepara projecto para resolver abastecimento de água em Chã de Branquinho
03/12/25 - 08:42 am

Porto Novo, 03 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo, em Santo Antão, tem em preparação um projecto para resolver o problema de abastecimento de água em Chã de Branquinho, no interior do município.

A informação foi avançada à Inforpress pelo vereador do pelouro do Abastecimento de Água, Celso Medina, que assegurou que a resolução do problema vai exigir um projecto que atenda à complexidade da localidade de Chã de Branquinho.

“Provavelmente, o projecto vai exigir algumas estações de bombagem dada a complexidade desta zona”, notou o vereador, que disse que a câmara municipal espera contar com a parceria de várias instituições para levar água de qualidade aos habitantes de Chã de Branquinho.

A população de Chã de Branquinho tem-se queixado da má qualidade da água que consome, que percorre cerca de dez quilómetros através de uma levada a céu aberto, reclamando a canalização da água e instalação de uma rede domiciliária.

O porta-voz da comunidade, Octávio Inocêncio, explicou que a água é proveniente de uma nascente quando chega ao fontanário já não tem qualidade para ser consumida, já que transporta muita sujidade.

Além da instalação de tubagem para o transporte dessa água, os moradores reclamam a instalação de uma rede de distribuição domiciliária, avançou.

Enquanto isso, o município do Porto Novo foi contemplado com um projecto para o reforço do abastecimento de água nas comunidades rurais, financiado no âmbito da cooperação luxemburguesa.

A Câmara Municipal do Porto Novo explicou que este projecto visa o reforço das redes de abastecimento de água nas zonas rurais, garantindo “maior qualidade, segurança e fiabilidade no acesso a este recurso essencial”.

Povoados como Jorge Luís, Planalto Norte, Dominguinhos, Chá de Branquinho têm estado a pedir rede de distribuição de água domiciliária.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar