Porto Novo, 10 Set (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), em Santo Antão, prevê fixar ainda este ano nesse perímetro florestal cerca de nove mil plantas no âmbito do plano de recuperação da reserva florestal.
A presidente da Amupal, Josefa Sousa, explicou à Inforpress que as nove mil plantas já foram produzidas e podem começar a ser plantadas a partir de Novembro, no quadro de um contrato-programa firmado com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, na Ribeira Grande.
O contrato consiste, entre outras actividades, na recuperação das zonas atingidas por incêndios no perímetro florestal do Planalto Leste, com a reflorestação de 25 hectares da floresta.
A Amupal tem-se envolvida, através de contratos-programa com o Ministério da Agricultura e Ambiente, na recuperação das zonas atingidas por fogos florestais no perímetro florestal do Planalto Leste.
No quadro de outros projectos promovidos pela cooperação descentralizada, esta associação tem sido também parceira em acções de reflorestação na floresta do Planalto Leste, que nos últimos sete anos tem sido alvo de frequentes incêndios.
Em 2024, foram mais de 20 hectares de floresta consumidos pelas chamadas.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar