Porto Novo, 18 Jul (Inforpress) – Os produtores agrícolas no município do Porto Novo, em Santo Antão, anteveem já a partir de Julho o aumento da exportação dos excedentes para os mercados turísticos, mais precisamente para as ilhas do Sal e Boa Vista.
Agricultores abordados pela Inforpress enalteceram o facto de, já na próxima semana, ser inaugurado o novo centro de inspecção, tratamento e embalagem dos produtos agrícolas, que vai contribuir para o aumento do escoamento para o mercado turístico.
O Ministério da Agricultura e Ambiente confirmou para a segunda-feira, 21, a inauguração do novo centro de expurgo do Porto Novo, que se localiza dentro do porto do Porto Novo, o que vai facilitar o escoamento dos produtos, no entender dos produtores.
O novo centro de inspecção e embalagem dos produtos agrícolas de Santo Antão representou um investimento de cerca de 80 mil contos financiado no âmbito do plano de investimentos da Enapor – Portos de Cabo Verde para os próximos anos.
O Governo informou que o novo centro de inspecção, que ocupa uma área de 1.350 metros quadrados, foi construído para resolver o embargo imposto há quase 40 anos aos produtos agrícolas de Santo Antão, devido à praga dos mil pés.
O facto de se situar no “ponto de saída” da ilha, ou seja, no cais do Porto Novo, apresenta “muitas vantagens” aos agricultores de Santo Antão.
O representante da Aliança dos Produtores Agrícolas de Santo Antão, Vanderley Rocha, admitiu já a possibilidade de esta classe, que até agora tem como principal mercado as ilhas de Santo Antão e de São Vicente, poder alargar o mercado em Cabo Verde, apostando nos mercados turísticos.
O Governo tem estado a encorajar os agricultores de Santo Antão a tirarem proveito do mercado turístico das ilhas do Sal e Boa Vista, que pode constituir “uma excelente oportunidade de negócio”.
Dados divulgados, recentemente, pelo Ministério do Turismo mostram que, por ano, os hotéis nas ilhas do Sal e da Boa Vista consomem 100 milhões de euros só em produtos agrícolas.
Com a operacionalização, em breve, do novo centro de expurgo de Santo Antão, os produtores agrícolas perspectivam “melhores dias” para a exportação dos produtos para o mercado nacional
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar