Porto Novo: Agricultores em Alto Mira querem entreposto agrícola e centro de transformação de produtos em 2026

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Agricultores em Alto Mira querem entreposto agrícola e centro de transformação de produtos em 2026
11/12/25 - 05:33 pm

Porto Novo, 11 Dez (Inforpress) – A instalação de um entreposto agrícola e de um centro de transformação de produtos agrícolas estão entre os principais desejos para 2026 dos agricultores de Alto Mira, no município do Porto Novo, em Santo Antão.

A Associação dos Agricultores de Alto Mira confirmou que os lavradores desejam muito contar com um entreposto agrícola e um centro de transformação de produtos e que a classe tem a esperança que estes dois projectos venham a ser concretizados em 2026.

A Inforpress soube junto desta associação que o entreposto e o centro de transformação de produtos agrícolas, uma vez concretizados ajudariam os agricultores a contornar o problema da praga dos mil pés, que tem condicionado a comercialização dos excedentes deste e de outros vales.

Os agricultores em Alto Mira têm vindo a destacar a necessidade de o Ministério da Agricultura e Ambiente avançar com a instalação do entreposto agrícola para permitir aos produtores tratarem localmente os excedentes, facilitando assim o escoamento.

Os lavradores têm tido dificuldades em termos de mercado devido à praga dos mil pés.

O Ministério da Agricultura e Ambiente já assegurou que o edifício onde funcionaram os serviços de extensão rural em Alto Mira vai ser remodelado para receber, em 2026, o entreposto agrícola.

O delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, explicou que o entreposto agrícola para Alto Mira, que estava inicialmente previsto para 2025, vai ser uma aposta para 2026, tranquilizando assim os agricultores.

Porto Novo já dispõe de dois entrepostos agrícolas e, em 2026, pode contar com mais duas infra-estruturas do tipo em Alto Mira e em Casa de Meio, segundo a previsão do Ministério da Agricultura e Ambiente.

JM/ZS

Inforpress/Fim 

Partilhar