Parlamento: UCID pede melhores condições para São Vicente e eliminação de “desigualdades persistentes”

Inicio | Política
Parlamento: UCID pede melhores condições para São Vicente e eliminação de “desigualdades persistentes”
24/04/25 - 12:57 pm

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – O deputado António Monteiro, eleito nas listas da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID, oposição), pelo círculo de São Vicente, afirmou hoje no parlamento que a ilha precisa de melhores condições para eliminar “desigualdades persistentes”.

O parlamentar considerou que Mindelo é uma cidade com uma história “singular e de intensa vitalidade” cultural, social, económica e política, no entanto encontra-se numa “encruzilhada crucial” entre o legado do passado e as exigências crescentes do futuro.

António Monteiro referiu que a ilha precisa de um desenvolvimento socioeconómico “inclusivo e sustentável”, a ponto de transformar o seu dinamismo histórico numa “verdadeira força” económica, assegurando que a prosperidade seja efectivamente partilhada por todos.

“Espera-se a geração de oportunidades de emprego digno, capacitação da juventude e fortalecimento de programas sociais que combatam a exclusão social e a pobreza urbana”, referiu o deputado no último dia da sessão parlamento deste mês.

O mesmo na declaração política, sugeriu a aposta numa “maior diversificação” económica, “abraçando a inovação tecnológica” e criando “condições atractivas” para investimentos nacionais e estrangeiros.

Na ocasião, o deputado aproveitou para tecer críticas sobre a situação em que se encontra a Zona Económica Especial Marítima (ZEEM) de São Vicente, “sem recursos” financeiros e humanos necessários e “abandonado à sua sorte”.

Conforme disse, São Vicente deve consolidar-se como um ponto de desenvolvimento económico capaz de atrair indústrias limpas, tecnológicas e orientadas para a exportação, garantindo que ela seja “referência regional” em competitividade e geração de riqueza.

“A criação de melhores condições para o desenvolvimento e alargamento da aquacultura deve merecer o maior empenho por parte do Governo. É preciso chamar a atenção das entidades para as muitas dificuldades que os pioneiros deste importante sector, muito relevante para o futuro das ilhas, vêm enfrentando no dia-a-dia”, disse o deputado.

Sobre estas preocupações a ministra dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, referiu que a ZEEM é perspectivada para gerar empregos e diversificar a economia, não obstante várias “coisas” a serem executadas, contradizendo a declaração política da UCID, alegando que isso não quer dizer que o Governo não esteja a trabalhar.

“O importante é que haja confiança e o caminho está sendo feito, daqui a pouco vamos ter a inauguração do terminal de cruzeiros e as pessoas poderão confirmar se está tendo impacto ou não”, frisou a ministra dos Assuntos Parlamentares.

OS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar