
Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje, no parlamento, que os investimentos realizados pela Cabo Verde Airports nas infra-estruturas aeroportuárias são, neste momento, superiores aos que o PAICV efectuou ao longo da sua governação.
“Não criaram aeroportos internacionais, adaptaram aeroportos para terem funções internacionais”, acusou o chefe do Governo, acrescentando que o aeroporto internacional do Sal existe há muitos anos, ou seja, antes de Cabo Verde se tornar independente da antiga potência colonizadora, Portugal.
O chefe do Governo fez estas afirmações durante o debate mensal no parlamento, respondendo aos deputados do PAICV (oposição) sobre assuntos relacionados com as infra-estruturas aeroportuárias do país.
Para o primeiro-ministro, não basta fazer aeroportos ou classificá-los em aeroportos internacionais.
Acrescentou que a Cabo Verde Airports, a concessionária dos aeroportos do país, já investiu na primeira fase 70 milhões de euros e para a segunda fase estão previstos 142 milhões de euros.
Este montante, indicou Correia e Silva, é muito superior àquilo que os governos do PAICV investiram nos aeroportos em Cabo Verde e com os quais os deputados do maior partido da oposição “andam a fazer propaganda de criar aeroportos internacionais".
“Estamos a fazer um ‘upgrade’ significativo (nos aeroportos)”, indicou o chefe do Governo, lembrando que o PAICV se tinha posicionado contra o contrato de concessão das infra-estruturas aeroportuárias do país.
O primeiro-ministro anunciou que o Aeroporto Internacional Cesária Évora, em São Vicente, vai ter o seu terminal de passageiros e a iluminação da pista vai ser adequada para operações nocturnas para todo tipo de aeronaves, incluindo Boeings e Airbus.
Esses mesmos investimentos, prosseguiu Correia e Silva, estão previstos para Boa Vista que vai contar com a extensão e iluminação da pista, bem como a modernização do terminal de cargas.
LC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar