Parlamento: PAICV alerta para falhas no transporte marítimo Fogo-Brava e escassez de bens essenciais

Inicio | Política
Parlamento: PAICV alerta para falhas no transporte marítimo Fogo-Brava e escassez de bens essenciais
09/12/25 - 02:11 pm

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O presidente do grupo parlamentar do PAICV, Clóvis Silva, afirmou hoje que as alterações recentemente introduzidas no serviço de cabotagem para as ilhas Fogo e Brava têm dificultado o transporte de cargas essenciais, originando escassez de produtos.

Prestes a concluir as suas jornadas parlamentares descentralizadas na região, Clóvis Silva realçou, em conferência de imprensa na cidade da Praia, que o serviço de concessão de transportes marítimos não tem dado o devido tratamento ao transporte de cargas para as ilhas do Fogo e Brava.

“Falamos de água potável, de congelados, leite, iogurte, bens de primeira necessidade que têm faltado nas prateleiras dos principais postos comerciais da ilha”, indicou, asseverando que a população enfrenta um sentimento de abandono e preocupação.

De acordo com este responsável do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), apesar do aumento de viagens anunciado pela CV Interilhas e da recente deslocação de um navio da Atlantic Shipping com carga para a Brava, persistem dificuldades para que os comerciantes consigam espaço para transportar mercadorias para a ilha.

Outra preocupação levantada pelo grupo relaciona-se com o fornecimento de água e energia na Brava, apontando “falhas graves de planeamento” na instalação da dessalinizadora de Furna, decorrente do processo de racionalização em curso.

Segundo explicou, após um investimento de cinco milhões de euros, verificou-se que a água captada no local contém excesso de “manganês”, o que inviabiliza o funcionamento adequado das membranas previamente instaladas.

No Fogo, o líder parlamentar disse que tem recebido queixas de agricultores e criadores de gado, que manifestaram insatisfação com a actuação da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, na ilha.

Entre as preocupações, avançou o líder da bancada, constam dificuldades em contactar responsáveis do sector, falta de apoio no combate a pragas e problemas de acesso à água.

A nível parlamentar, o PAICV salientou que, quanto à agenda da presente sessão plenária, inclui três diplomas resultantes do quadro de reforma do parlamento que foram trabalhados pelos deputados que representam os grupos parlamentares na Comissão Especializada de Reforma do Parlamento.

A poucos meses das eleições, Clóvis Silva chamou a atenção do parlamento para que haja maior atenção em relação à necessidade de discutir melhor estes diplomas, antes da aprovação de propostas que alteram aspectos estruturantes como a orgânica do parlamento, o regimento e a criação da Comissão Parlamentar de Ética.

O PAICV anunciou ainda que vai apresentar ao plenário um voto de condenação sobre a situação política na Guiné-Bissau, considerando inaceitável a interrupção da ordem constitucional naquele país.

Clóvis Silva manifestou solidariedade para com o povo guineense e apelou à libertação dos dirigentes políticos detidos e ao restabelecimento das condições de normalidade para a divulgação dos resultados eleitorais.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar