Parlamento: MpD diz que Governo quer continuar a trabalhar para o crescimento do país e vencer desafios que ainda persistem

Inicio | Política
Parlamento: MpD diz que Governo quer continuar a trabalhar para o crescimento do país e vencer desafios que ainda persistem
28/07/25 - 07:03 pm

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O deputado do Movimento para a Democracia (MpD, poder) Celso Ribeiro disse hoje que o Governo tem a ambição de continuar a fazer este país crescer e trabalhar para vencer alguns desafios que ainda persistem em alguns sectores.

Estas afirmações foram feitas pelo parlamentar, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, durante o balanço das jornadas parlamentares do grupo parlamentar do MpD, para o debate sobre o Estado da Nação, marcado para o dia 31.

Segundo este político, para ter o desenvolvimento que se quer é preciso acreditar com força e resiliência de que o país vai conseguir vencer os desafios que tem, lembrando que o Governo está a conseguir “rigorosamente” honrar com os seus compromissos, sobretudo, a nível de investimentos em vários sectores.

Aumento do salário mínimo, isenção de propinas, IVA na electricidade e água, construção de habitações, são um conjunto de medidas que este Governo tem tomado até esta parte para debelar os desafios que o país ainda enfrenta.

“São medidas que este Governo tem tomado até esta parte, apesar de que ainda não conseguimos governar na normalidade”, observou, exemplificando a seca severa que o arquipélago tem enfrentado e a pandemia da covid-19 que são factores que condicionaram o crescimento do arquipélago.

“Podíamos estar muito melhor se não tivéssemos todo esse retrocesso”, manifestou o líder da bancada parlamentar do MpD.

A nível económico, revelou que o país está a crescer a 07 por cento (%), e que isto é um “grande ganho” comparativamente com outros anos anteriores que era de 01%.

Neste debate do estado da Nação, disse que vão mostrar aos cabo-verdianos que o Governo está a cumprir e disse esperar a confiança dos cabo-verdianos para continuar a desenvolver Cabo Verde.

Criticou a oposição, neste caso o PAICV, que sempre tem um discurso de “bota abaixo” de que nada está a acontecer em Cabo Verde, tentando colocar em causa todos os ganhos que o país já alcançou nestes anos.

Neste particular, sublinhou ainda que a oposição “não consegue” reconhecer, em nenhum momento, todo o “bom” que já foi construído neste país, considerando que é legítimo o PAICV questionar ou criticar, mas também que ele tem de reconhecer o que está sendo feito.

“Foi inaugurado recentemente o terminal de cruzeiros, no dia seguinte procuraram motivos para dizer que é um mau investimento. Qualquer grande obra inaugurada neste país, não serve para o país. Devemos ser exigentes, mas não pessimistas”, comentou.

O deputado aproveitou a oportunidade para apelar mais uma vez aos colegas da oposição para reflectirem um pouco que os grandes assuntos do país deviam ser discutidos com o principal interesse para o país e não dos partidos políticos.

“Uma democracia não é perfeita e faz-se caminhando. Estou esperançoso que ainda vamos atingir este caminho para o bem da nação”, concluiu.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar