Parlamento: MpD destaca que Saúde em Cabo Verde está a avançar "de boa saúde”

Inicio | Política
Parlamento: MpD destaca que Saúde em Cabo Verde está a avançar "de boa saúde”
08/07/25 - 02:20 pm

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) – O grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder) destacou hoje que a Saúde em Cabo Verde está a avançar “e de boa saúde” com as políticas implementadas pelo Governo.

O deputado José Eduardo Moreno, eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, falava à imprensa em representação do grupo parlamentar do partido que suporta o Governo no balanço das jornadas no quadro da preparação para a primeira sessão plenária, que decorrerá nos dias 09, 10 e 11.

O deputado destacou, na ocasião, os “avanços notáveis alcançados” pelo Sistema Nacional de Saúde nos últimos anos, com ênfase nas políticas implementadas pelo Governo sob a liderança do MpD.

Segundo José Eduardo Moreno, “os resultados são evidentes”, como demonstra a recente certificação de Cabo Verde como país livre de paludismo, a queda das taxas de mortalidade materno-infantil, a crescente confiança dos cabo-verdianos no sistema de saúde e a cobertura universal de cuidados de saúde, que já alcança mais de 90% da população.

O parlamentar realçou ainda as melhorias nas infraestruturas de saúde em todo o país, destacando a aquisição de novos incineradores para resíduos hospitalares, a instalação de fábricas de produção de oxigénio e novos equipamentos médicos, como aparelhos de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e ressonância magnética.

O deputado sublinhou também o investimento em novos centros de saúde e hospitais, incluindo a construção do hospital nacional para reduzir as transferências de doentes para o extrior.

Outro ponto destacado pelo o parlamentar foi a valorização dos profissionais de saúde, com a aprovação do novo Plano de Carreira das Funções e Remunerações (PCFR), com “aumentos salariais significativos” e benefícios como subsídios de risco fixos, e ainda a isenção da taxa moderadora em vários serviços.

“Destacamos a isenção da taxa moderadora em vários serviços, uma medida que alivia os encargos das famílias”, acrescentou.

Em relação à crítica da oposição sobre o hospital de Cabo Verde, que dizem que nunca chegou a sair do papel, José Eduardo Moreno afirmou que que o projeto está em andamento e que o hospital vai ser uma realidade.

“Sobre o hospital de Cabo Verde, vai ser uma realidade, é um projeto que, nesse momento, terá os seus trâmites, não será tão fácil como se fosse o investimento apenas público, tendo em conta que é parceria público-privada, por isso é que tem os seus trâmites e tem os seus processos”, frisou o deputado.

Por fim, José Eduardo Moreno reiterou que a prioridade do Governo é consolidar o sistema nacional de saúde, promovendo um “pacto de regime”, com todos os actores, que garanta uma saúde “mais forte, mais inclusiva e mais resiliente para todos os cabo-verdianos”.

JBR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar