
Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – A deputada do MpD Maria Trigueiros destacou hoje os avanços registados no sector da educação em Cabo Verde e reafirmou o compromisso do Governo com a valorização da classe docente e promoção da educação inclusiva e digna.
Maria Trigueiros interveio no debate setorial proposto pelo pelo Movimento para a Democracia (MpD- poder), assinalando que o ano letivo 2025/2026 arrancou em 15 de Setembro, envolvendo cerca de 130 mil alunos e oito mil professores e educadores em todo o arquipélago.
A deputada destacou os avanços alcançados nos últimos anos, incluindo a modernização do currículo, a expansão da educação tecnológica, o combate ao abandono escolar, a protecção e inclusão de crianças e adolescentes, a formação e valorização dos docentes e a reabilitação de infraestruturas escolares.
A parlamentar sublinhou que, apesar dos desafios persistentes, o sistema educativo cabo-verdiano se encontra num "bom patamar, acima da média africana".
Entre as conquistas do Governo, Maria Trigueiros apontou a modernização do currículo, a expansão da educação tecnológica, o combate ao abandono escolar, a inclusão de crianças e adolescentes e a reabilitação de mais de 350 infra-estruturas escolares.
A deputada enfatizou a valorização da classe docente, destacando medidas concretas tomadas desde 2016. Mencionou o pagamento de promoções e subsídios acumulados, a implementação do novo Plano da Carreira Docente (PCFR) e a atribuição de aumentos salariais, como forma de reconhecer e dignificar o trabalho dos professores.
“Pese embora todo o trabalho feito, temos a consciência de que ainda subsistem desafios que nos interpelam a agir com determinação e urgência, especialmente a nível do ensino básico onde ainda existem assimetrias regionais e sociais que limitam o pleno exercício do direito e acesso à uma educação de qualidade”, reconheceu.
Para o novo ano lectivo, a deputada destacou a disponibilização de manuais escolares próprios do 1.º ao 12.º ano, a expansão do apoio social escolar, a criação de laboratórios tecnológicos nas escolas, centros de formação à distância nos 22 concelhos, além da transição digital em todos os níveis de ensino.
A parlamentar lembrou ainda o lançamento do Programa de Apoio e Reforço Prioritário da Educação (PAREP-CV 2024-2029), com financiamento de cinco milhões de dólares da Global Partnership for Education, reforçando a aposta do Governo em políticas inclusivas, equitativas e de qualidade.
Maria Trigueiros concluiu lembrando que a educação continua a ser uma prioridade estratégica do Governo do MpD, essencial para o desenvolvimento, a inclusão social e a preparação dos jovens para os desafios de um mundo globalizado.
“Os avanços são visíveis e motivo de orgulho, mas o caminho ainda é longo e exige compromisso contínuo. Somente através de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade poderemos assegurar o progresso do nosso país e a dignidade de cada cabo-verdiano. Estamos a cumprir e juntos venceremos”, afirmou.
CM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar