
Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, anunciou hoje que o Governo está a trabalhar no sentido de uma nova tabela remuneratória para os dirigentes das escolas, dos delegados e dos serviços centrais do seu ministério.
Amadeu Cruz, que fez esta revelação durante o debate parlamentar, agendado a pedido dos deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder), admitiu que a actualização dos salários dos dirigentes do Ministério da Educação visa evitar o “desfasamento e a injustiça salarial”.
Isto depois de a deputada da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) Zilda Oliveira, ter abordado o ministro sobre a actualização salarial dos dirigentes da Educação, observando que se a situação continuar, “daqui a pouco ninguém quer ser director de uma escola ou fazer parte da direcção de uma escola”.
A questão do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente veio de novo à baila neste debate, tendo o ministro da Educação reiterado que o seu governo é o que “mais fez para o desenvolvimento das carreiras [dos docentes]”.
“Fomos nós a resolver as pendências deixadas.. Fomos nós, contra a vontade de muitos, a aprovar a nova tabela remuneratória que significa aumentos salariais reais para os professores em média acima de 16%”, sublinhou Amadeu Cruz.
LC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar