
Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) – O Governo vai estar representado na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que se realiza na sexta-feira, 26, por uma delegação encabeçada pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.
De acordo com uma nota governamental, esta participação do ministro, que estará acompanhado pelo presidente do Instituto do Desporto e Juventude (IDJ), José Eduardo dos Santos, tem como objectivo primordial apoiar de perto os atletas e responsáveis da missão olímpica cabo-verdiana, bem como estabelecer e fortalecer relações com países e entidades desportivas internacionais.
Os Jogos Olímpicos de 2024, que terão início nesta sexta-feira, no Rio Sena, reunirão cerca de 10.500 atletas de 206 países, numa celebração global do desporto e da fraternidade.
Cabo Verde terá uma representação histórica, com sete atletas participando, o maior número até agora para o país, que estará a competir em várias modalidades, “levando consigo as esperanças e aspirações da nação cabo-verdiana”.
À margem das competições olímpicas, o ministro Carlos do Canto Monteiro participará da recepção oferecida pela ministra dos Desportos da França, Amélie Oudéa-Castera, na sexta-feira, 26, no Hotel Le Méridien Étoile.
“A presença nestes eventos sublinha o compromisso do Governo de Cabo Verde com o desporto e os seus atletas. A participação nos Jogos Olímpicos é uma oportunidade para elevar o prestígio e a visibilidade internacional do país, demonstrando que Cabo Verde possui talentos capazes de se destacar ao mais alto nível, promovendo um sentimento de orgulho e identidade nacional”, lê-se na nota.
Participar na maior arena desportiva mundial, ainda de acordo com a mesma fonte, oferece aos atletas uma experiência inigualável de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo-lhes aprender, evoluir e medir o seu desempenho em comparação com os melhores do mundo.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar