Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) – Os deputados do grupo parlamentar do PAICV (oposição) criticaram hoje o “total abandono” do Governo ao sector do mar em Santiago e pediram mais atenção à ilha que concentra maior número de embarcações e profissionais da área.
Estas acusações foram feitas no âmbito de um encontro com a Direcção da Gestão do Cais de Pesca da Praia e pescadores deslocados para a Praia Negra.
Na ocasião, o porta-voz dos deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Carlos Tavares, lamentou a decisão do Governo de transferir esses pescadores “de forma avulsa”, sem ao menos auscultar os armadores e articular com a Câmara Municipal da Praia.
“Eu penso que há um total abandono do Governo em relação ao sector de mar e pesca em Santiago, onde temos o maior número de embarcações e o maior número de pescadores, de peixeiros e de armadores”, disse, reclamando mais atenção à questão da pesca.
Como exemplo, criticou a ausência de uma escola do mar e de um novo complexo de pesca "prometido" pelo Governo, chamando a atenção ainda para a necessidade de melhorias no porto de cabotagem, estaleiros e na indústria pesqueira em geral.
“Portanto, é preciso olhar para a questão da pesca e do mar com olhos de ver, de forma mais assertiva, porque, do nosso ponto de vista, está completamente abandonado pelo Governo aqui em Santiago”, reforçou.
Sobre o encontro com os pescadores afirmou que enquanto representantes do povo vão pressionar o executivo para tomar algumas medidas visando a valorização do sector, assim como da classe profissional.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar