PAICV critica Governo por falhas nas políticas públicas e investimentos no sector primário em Santiago Norte

Inicio | Política
PAICV critica Governo por falhas nas políticas públicas e investimentos no sector primário em Santiago Norte
23/07/25 - 03:33 pm

João Teves, 23 Jul (Inforpress) – O PAICV manifestou hoje o seu descontentamento com a gestão do Governo e afirmou que o executivo tem sido um “autêntico fracasso” no que diz respeito às políticas públicas e investimentos no sector primário.

O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), António Fernandes, destacou os “numerosos obstáculos” enfrentados pela população e pelos agricultores na região norte, ressaltando que a ausência de investimentos adequados na agricultura, na saúde e nas infra-estruturas tem contribuído para o agravamento da situação em Santiago Norte.

“O que temos visto é uma total falta de compromisso com o sector agrícola. A questão da mobilização de água, por exemplo, é um verdadeiro fracasso. A população sofre com a escassez de água e os agricultores não têm acesso ao recurso de forma eficaz, como ocorria anteriormente com os investimentos feitos no passado”, afirmou Fernandes.

Este parlamentar citou a barragem de Poilão que, apesar da sua capacidade, não possui um plano de utilização definido pelo Governo, deixando os agricultores à deriva na gestão dos recursos hídricos.

“Há um abandono total nos sectores da saúde, da pecuária e das infra-estruturas, que agrava o desemprego e reduz as actividades económicas”, disse, citando exemplos dos municípios de Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos que, segundo o mesmo, apresentam-se na lista dos municípios com maior taxa de desemprego a nível nacional.

Neste quesito, Fernandes destacou que a falta de incentivos claros e de planos de desenvolvimento para o sector primário tem contribuído para a emigração do trabalhador rural que tem procurado, cada vez mais, outros países para viver.

“O turismo é o sector de maior destaque actualmente, mas os parceiros já apontam a necessidade de investimentos na pesca, agricultura e outras actividades do sector primário, que continuam a ser negligenciadas pelo Governo”, afirmou.

Outro ponto crítico mencionado foi o centro pós-colheita financiado pela China, inaugurado em 2017 em São Lourenço dos Órgãos, que permanece sem funcionamento, além de outros empreendimentos que também estão paralisados.

Para o PAICV, a situação actual demonstra um “Governo exausto e desconectado” das necessidades da população de Santiago Norte, uma região tradicionalmente ligada à agricultura, pesca e pecuária, actividades que deveriam ser impulsionadas para garantir maior autonomia económica e social.

O PAICV considera que a população está atenta e grita por mudanças que possam garantir um desenvolvimento sustentável e justo para toda a região, resgatando o potencial agrícola e gerador de renda em Santiago Norte e em Cabo Verde como um todo.

António Fernandes falava à imprensa em São Lourenço dos Órgãos, durante as jornadas parlamentares descentralizadas realizadas na ilha de Santiago, especialmente nas regiões Sul e Norte.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar