Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) – A directora regional dos Assuntos Europeus do Governo da Região Autónoma da Madeira, Fernanda Cardoso, destacou hoje o “empenho muito grande” de Cabo Verde na apresentação dos projectos no âmbito do programa Interreg Mac 2021-2027.
Fernanda Cardoso fez esta afirmação quando fazia o balanço das jornadas de apresentação dos projectos aprovados com Cabo Verde na primeira convocatória do programa Interreg Mac 2021-2027, que é um programa de cooperação transnacional entre regiões ultraperiféricas do Atlântico, incluindo Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.
Conforme salientou, os dois dias de trabalho realizados na cidade da Praia foram "muito positivos", tendo destacado o forte engajamento dos países participantes durante o encontro e que os projectos seleccionados terão grande impacto nos diferentes sectores de actuação.
“Os projectos aprovados na 1.ª convocatória já iniciaram a sua implementação e agora estão em fase de desenvolvimento até chegarem aos seus termos e depois serão apresentados os resultados dos projectos em si. Os próximos passos são continuar a desenvolver os projectos porque ainda estão numa fase de desenvolvimento”, referiu.
Lembrou ainda que nessa convocatória, Cabo Verde reforçou a sua posição estratégica entre a África e a Europa com a aprovação de 28 projectos e que é o país que está em 2.º lugar no número de candidaturas.
Dos 34 projectos aprovados na totalidade no âmbito do programa Interreg Mac, Cabo Verde será parceiro em 28 projectos, consolidando a sua posição estratégica como elo entre Europa, África e região da Macaronésia.
Os projectos aprovados abrangem áreas diversas como a inovação e a competitividade, a transição ecológica, o combate às alterações climáticas, a economia azul e circular e a prevenção e gestão de riscos e catástrofes, bem como o acompanhamento da mobilidade e da migração.
O programa Interreg Madeira, Açores, Canárias (MAC) 2021-2027, co-financiado pela Política de Coesão da UE, consolidou-se nas últimas décadas como o principal instrumento para promover a inserção regional das Regiões Ultraperiféricas nos seus espaços geográficos de referência, evidenciando a relevância da cooperação regional e as relações de boa vizinhança para impulsionar o desenvolvimento económico sustentável e reforçar a estabilidade política.
O programa visa alcançar objectivos comuns em matéria de inovação e competitividade, transição ecológica, luta contra as alterações climáticas, mobilidade e governação. Um dos seus principais desafios é o de capitalizar os resultados obtidos em períodos de programação anteriores, através da transferência e reutilização do conhecimento gerado, potenciando sinergias positivas.
Para este período (2021-2027), o programa Interreg MAC dispõe de uma dotação financeira global de 169,9 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, dos quais 154,45 milhões de euros se destinam a co-financiar em 85% projectos de parceria entre a Madeira, os Açores, as Canárias e os seus parceiros africanos que fazem parte do espaço de cooperação do programa: Mauritânia, Senegal, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana e São Tomé e Príncipe.
CM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar