Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) – A representante da OMS em Cabo Verde, Ann Lindstrand, considerou hoje o reforço da certificação de óbito e da notificação da causa da morte como um “marco importante” para o sistema de saúde em Cabo Verde.
Ann Lindstrand, que falava na cerimónia de entrega de equipamentos após rubricar um protocolo com o Ministério da Saúde, avançou que o objectivo central é “melhorar a qualidade, a disponibilidade, a utilização dos dados de mortalidade”, dados, segundo disse, essenciais para o planeamento estratégico, a formulação de políticas públicas e acompanhamento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
“Ao longo dos últimos meses foram realizados avanços significativos. A revisão técnica e operacional do processo de certificação de óbito e notificação de causa de morte, discussão alargada sobre a realidade e caminho a seguir com diferentes autores do processo, quer do sector de saúde, quer do sector de registro civil e das estatísticas nacionais”, disse, lembrando que o acto de hoje reforça todas as delegacias de saúde e serviços centrais envolvidos com equipamentos que permitam acelerar a digitalização e a interoperabilidade do sistema.
Face a conquista reafirmou o compromisso da OMS em continuar o apoio a Cabo Verde na consolidação dos avanços, promovendo a utilização dos dados de mortalidade com ferramentas essenciais para salvar vidas, melhorar a qualidade e equidade em saúde e saúde, e garantir que ninguém fique para trás.
Por sua vez, a representante do Ministério da Saúde de Portugal, Odete Serra, manifestou a sua satisfação em participar numa cerimónia que assinala o encerramento do projeto.
“Efectivamente, Portugal, no quadro daquilo que é a prioridade que confere ao sector da saúde no seu programa estratégico de cooperação, tem feito um acompanhamento muito próximo deste sector, com vários apoios, e reconhecendo aquilo que é a intervenção, não só exclusivamente bilateral, mas também do multilateralismo e da importância e expertise que reconhecemos à OMS”, ressaltou.
Neste âmbito, frisou que esta parceria é uma marca daquilo que é a actuação da cooperação portuguesa em Cabo Verde que muito os orgulha.
A entrega de equipamentos informáticos no âmbito do projeto “Melhorar a certificação de óbito e notificação de causas de morte” é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que conta com o financiamento da Cooperação Portuguesa.
Esta iniciativa integra a estratégia nacional de reforço dos sistemas de informação em saúde, com destaque para a modernização e digitalização do DHIS-2 e a implementação da Classificação Internacional de Doenças – CID-11, em conformidade com as directrizes da OMS.
Foram entregues 30 computadores de secretária, trinta monitores e um computador portátil, destinados a unidades de saúde e serviços centrais envolvidos no processo de registo, certificação e análise de causas de morte.
PC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar