Obras de requalificação dos mercados da Praia arrancam em breve - PAICV

Inicio | Sociedade
Obras de requalificação dos mercados da Praia arrancam em breve - PAICV
30/10/25 - 01:47 pm

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – As obras de requalificação dos mercados municipais da capital, nomeadamente do Sucupira e do Platô, na cidade da Praia, vão arrancar em breve, anunciou hoje a deputada municipal do PAICV, Milena Alfama.

A eleita municipal falava em declarações à imprensa à margem de uma visita da bancada municipal do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que gere a autarquia praiense, ao Serviço Público de Abastecimento Município da Praia (SEPAMP).

Segundo Milena Alfama, as intervenções incluem a troca de coberturas danificadas, reparação de infiltrações e pintura do mercado do Platô, bem como a instalação de uma nova cobertura na Avenida Cidade de Lisboa, onde as vendedeiras passam a vender de forma fixa, evitando as complicações que enfrentam aos domingos.

“Vamos trocar o tecto das áreas onde se vendem roupas e mobiliários, reparar as infiltrações e pintar o mercado do Platô. Também vamos cobrir a parte onde as vendedeiras trabalham na Avenida Cidade de Lisboa, para dar-lhes melhores condições”, explicou Milena Freitas Alfama, sublinhando que as obras devem acontecer “o mais breve possível”.

A deputada garantiu ainda que a bancada do PAICV está a acompanhar de perto a situação e já comunicou as necessidades à Câmara Municipal da Praia.

Milena Alfama lembrou que desde 2020 foram introduzidas medidas de alívio económico para as vendedeiras, destacando a redução em 50 por cento (%) das taxas do mercado do Sucupira, passando de 8 mil para 4 mil escudos, e do mercado do Platô, onde a taxa baixou de mais de 3 mil para 500 escudos.

A deputada reconheceu, contudo, que o mercado da Sucupira “precisa de um trabalho de fundo”, uma vez que “permanece o impasse” desde a venda do espaço em 2011, e que é preciso “mobilizar recursos financeiros” para uma intervenção mais profunda.

Por sua vez, o administrador do SEPAMP, José Carlos Varela, considerou que o encontro com os eleitos municipais foi importante para ajustar os pontos levantados no terreno e definir as prioridades de investimento.

“O SEPAMP é um sector que praticamente esteve parado no tempo, mas começámos a dinamizar. É um sector complicado e que requer investimentos avultadíssimos”, disse, acrescentando que a requalificação dos mercados é o principal desafio, a ser concretizado de forma faseada.

De acordo com José Carlos Varela, só a cobertura do mercado do Sucupira representa um custo estimado entre 400 e 600 milhões de escudos, valor que ilustra a dimensão dos trabalhos necessários.

“Não obstante, já fizemos muito a nível de desobstrução de canais, vias fluviais e sanitários, como forma de dar respostas paulatinamente”, concluiu.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar