Óbito/Fogo: Antigo professor, político e advogado Ubaldo Lopes morre hoje nos EUA

Inicio | Sociedade
Óbito/Fogo: Antigo professor, político e advogado Ubaldo Lopes morre hoje nos EUA
11/09/25 - 05:56 pm

São Filipe, 11 Set (Inforpress) – O professor reformado, antigo vereador e presidente da Assembleia Municipal de São Filipe e advogado Ubaldo Lopes faleceu hoje nos Estados Unidos da América onde se encontrava em tratamento.

Como advogado, Ubaldo Lopes teve uma “longa e distinta carreira” marcada pelo serviço público, pela dedicação à educação e pelo compromisso com a justiça e a democracia na ilha do Fogo e em Cabo Verde, como referem seus companheiros de profissão.

Licenciado em Direito desde 1988, Ubaldo Lopes possuía mestrado em Ciências Jurídicas e concluiu o curso de magistrados no Centro de Estudos Judiciários (CEJ), em Portugal.

A sua formação sólida serviu de base para uma actuação profissional exemplar, sobretudo nas ilhas do Fogo e Brava, onde exerceu a advocacia durante vários anos.

Na ilha Brava chegou a desempenhar a função de Procurador da República na primeira República.

Paralelamente à carreira jurídica, destacou-se como educador, foi professor do antigo ciclo preparatório e, mais tarde, da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa.

Como professor efectivo do quadro do Ministério da Educação, contribuiu activamente para a formação de várias gerações, até à sua aposentadoria.

No campo político e administrativo, Ubaldo Lopes teve um papel relevante durante a fase de transição democrática no país, tendo sido nomeado delegado do Governo da Ilha do Fogo entre o final de 1990 e as eleições legislativas de Janeiro de 1991.

Posteriormente, foi eleito deputado nacional pela lista do PAICV, assumindo funções legislativas em momento crucial da consolidação democrática cabo-verdiana.

Ao nível local, desempenhou cargos de grande responsabilidade na ilha e, sobretudo, em São Filipe.

Foi vereador da Câmara Municipal de São Filipe nos mandatos 1992/96, 2000/04 e 2004/08 e presidente da Assembleia Municipal de São Filipe entre 1996 e 2000.

Antes, na primeira República, presidiu à Comissão Nacional da Reforma Agrária, contribuindo para a reorganização fundiária e o fortalecimento do sector agrícola.

A trajectória de Ubaldo Lopes é marcada por um “forte sentido de missão” e por um “compromisso inabalável” com o desenvolvimento social, político e jurídico do país.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar