
Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) - A ministra da Justiça, Joana Rosa, afirmou hoje que o novo Campus da Justiça, em construção no Palmarejo, vai “revolucionar as infra-estruturas judiciais” da Comarca da Praia e concentrar juízes num único espaço moderno e funcional.
Joana Rosa, que falava à Inforpress, no âmbito da visita de acompanhamento das obras, sublinhou que o projecto representa um novo conceito de tribunal, com melhores condições para os magistrados, funcionários e cidadãos.
A governante destacou que o espaço inclui salas de audiência, anfiteatro, cozinha, sanitários adaptados, elevadores e áreas de inclusão para todos os utentes de entre outros sectores.
“Estamos a revolucionar a justiça em termos de infra-estrutura, a criar condições para que os tribunais produzam mais e reduzam a morosidade”, vincou, garantindo que a nova infra-estrutura vai reunir juízes cíveis, criminais e outros recentemente criados.
A governante explicou ainda que, paralelamente ao Campus, está em fase de finalização o Instituto de Medicina Legal, integrado no mesmo complexo, com laboratórios de biologia, genética e tanatologia, reforçando a ligação técnica e funcional entre as duas instituições.
Segundo avançou, a inauguração está prevista para o início do próximo ano, representando um “ganho evidente” para a Comarca da Praia e para a modernização do sistema judicial cabo-verdiano.
KF/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar