Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O líder parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), Celso Ribeiro, afirmou hoje que o partido escolhe a “paz e a dignidade” dos direitos humanos, em resposta ao conflito entre Israel e Palestina.
Cabo Verde, representado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai participar na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorre de 23 a 29 de Setembro, em Nova Iorque.
Durante uma conferência de imprensa, hoje, na Cidade da Praia, questionado sobre o posicionamento do País face ao conflito entre Israel e Palestina, Celso Ribeiro respondeu que o partido tem sido muito claro neste aspecto e que a posição é conhecida.
“Cabo Verde vai ser superiormente representado pelo sr. primeiro-ministro e a nossa posição é sempre clara; é pela paz e pela dignidade dos direitos humanos”, sublinhou o líder parlamentar, realçando que o país privilegia o diálogo e a busca por soluções pacíficas em conflitos internacionais.
A Assembleia-Geral da ONU acontece sob o lema “Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerar a acção sobre a Agenda 2030 para a paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todos”.
A participação de Cabo Verde ocorre em meio a um contexto de incerteza quanto à sua posição oficial sobre o conflito entre Israel e Palestina, recordando que em 2023, o país absteve-se numa resolução da ONU que apelava a uma pausa humanitária para permitir a assistência aos civis em Gaza.
LT/JMV
Inforpress/ Fim
Partilhar