
Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – O porta-voz da bancada do Movimento para a Democracia (MpD) considerou hoje que o Orçamento de Estado para 2026 protege as famílias, cria oportunidades para os jovens, valoriza os trabalhadores, reforça a coesão social e fortalece a economia.
Aniceto Barbosa falava em conferência de imprensa, ao fazer o balanço das jornadas para a segunda sessão plenária do mês de Novembro, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 do corrente mês, com a discussão e aprovação da proposta de lei que aprova o OE para 2026, na especialidade.
Para o deputado do MpD, este orçamento no valor de 95,6 mil milhões de escudos, tem um “impacto directo” na vida de cada cidadão cabo-verdiano.
Reforçou ainda que prioriza rendimento social de inclusão ampliado, habitação social reforçada, aumento da pensão social para idosos da diáspora, capacitação profissional e inclusão produtiva de mulheres e combate à pobreza extrema.
“Cada medida contribui para melhorar a vida das pessoas e consolidar a confiança no futuro de Cabo Verde”, sublinhou.
Aniceto Barbosa disse que este orçamento reflecte o compromisso do Governo com as pessoas e a confiança para que Cabo Verde avance com estabilidade, responsabilidade e com uma política de transparência.
O parlamentar disse ainda que está previsto o aumento do salário mínimo nacional no valor de 25 mil escudos até 2027.
Nesta segunda sessão plenária deste mês está prevista a discussão e aprovação, na especialidade, do projecto de resolução que aprova o Orçamento para o ano económico de 2026, bem como do Orçamento privativo da Assembleia Nacional.
Consta ainda na agenda, a discussão e aprovação, na especialidade, do projecto de resolução que aprova o Orçamento da Comissão Nacional de Eleições para o ano económico de 2026.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar