
Cidade da Praia, 07 Out (Inforpress) – O deputado do Movimento para a Democracia (MpD, poder) José Eduardo Moreno ressaltou hoje a importância das políticas educativas do Governo para o quotidiano de alunos, professores e famílias cabo-verdianas, sublinhando o impacto social das medidas implementadas no sector.
Em conferência de imprensa, para o balanço das jornadas parlamentares, da primeira sessão plenária deste mês e que marca o arranque do novo ano parlamentar, o deputado frisou que a educação é uma prioridade do MpD e que as recentes reformas têm contribuído para criar um ambiente escolar mais seguro, digno e motivador.
José Eduardo Moreno destacou os investimentos realizados pelo Governo no sector da educação, indicando que o ano lectivo 2025/26 arrancou “em plena normalidade”, com cerca de 130 mil alunos e 7.700 professores em actividade.
Entre as medidas de destaque, o parlamentar referiu o aumento do número de bolsas de estudo, a restrição do uso de telemóveis nas salas de aula e a implementação do novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR), que, segundo disse, “trouxe salários atualizados, promoções efetivas e motivação à classe docente.
Sublinhou ainda a “reforma curricular mais profunda da história do país”, já concluída, e os “progressos significativos” na taxa de escolarização, que atinge 99 por cento (%) no ensino básico e 70% no ensino secundário.
O deputado apontou também a reabilitação de mais de 360 escolas e a melhoria das infra-estruturas escolares, num investimento superior a 2,7 milhões de contos.
“Enquanto a oposição tenta apontar casos pontuais, o Governo olha para centenas de escolas reabilitadas que hoje acolhem os alunos com dignidade”, afirmou.
O deputado aproveitou para felicitar os professores pelo Dia Internacional do Professor (06 de Outubro), destacando o esforço do Governo em melhorar salários, condições de trabalho e carreiras docentes.
José Eduardo Moreno lembrou, por outro lado, os progressos na disponibilização de bolsas de estudo e na redução do abandono escolar, sublinhando que estas acções têm impacto directo na vida das famílias.
Ainda conforme o deputado, a primeira sessão plenária de Outubro terá como foco debates sobre educação e perguntas ao Governo sobre turismo e transportes, demonstrando a atenção contínua do MpD às áreas que afectam directamente o bem-estar da população.
Questionado sobre as expectativas para o novo ano parlamentar, José Eduardo Moreno reafirmou o desejo do MpD em promover o diálogo e o consenso, e reconheceu que há desafios em áreas como a energia, garantindo, no entanto, ter “confiança na capacidade do Governo em normalizar a situação, tal como aconteceu com o sector dos transportes”.
José Eduardo Moreno reforçou ainda o compromisso do partido em promover debate construtivo e entendimento entre os parlamentares, especialmente num ano eleitoral, garantindo que as decisões tomadas beneficiem a sociedade de forma concreta.
CM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar