Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) – Os deputados do MpD, eleitos em Santiago Sul, denunciaram hoje o “abandono total” das infra-estruturas desportivas da capital e consideram “insignificante” a verba de 30 mil contos para 2026.
Em nome do grupo parlamentar, Alberto Melo afirmou que o Estádio da Várzea, símbolo da independência, reflecte este abandono.
“O desporto na capital está praticamente paralisado. A cidade da Praia já foi considerada uma cidade de campeões, trouxe títulos nacionais, mas hoje os jovens desportistas enfrentam muitas dificuldades”, disse.
O deputado criticou o acto público promovido pelo actual presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, de apresentação de um projecto para o Estádio da Várzea, afirmando que “apenas 30 mil contos foram destinados ao desporto, apesar de a câmara municipal ser a que mais recebe apoio do Governo em Cabo Verde”.
Alberto Melo acrescentou que, apesar do orçamento elevado e dos apoios, “trabalho que é bom, zero! Nem uma simples manutenção nos campos de futebol tem sido feita”.
A mesma fonte reiterou que a situação não se limita ao Estádio da Várzea, mas atinge também outras infra-estruturas desportivas como os campos de Tira-Chapéu e Ponta d’Água, igualmente “abandonados”.
“É um abandono total, um descaso com atletas e clubes na cidade da Praia”, denunciou.
Perante este cenário, assegurou que o MpD irá apresentar um projecto para a construção de um novo Estádio da Várzea, “moderno, sustentável e em linha com as expectativas dos desportistas”, instando a câmara municipal a executar a proposta.
Sobre a visita que os deputados realizaram hoje à Várzea, o grupo parlamentar explicou tratar-se de uma acção de constatação da situação e de escuta das preocupações da comunidade desportiva local.
KA/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar